Obra literária que retrata a “Baixada Maranhense” será lançada nesta terça feira (14)

0

Nesta terça-feira (14/11) acontecerá o lançamento da obra intitulada “Ecos da Baixada: coletânea de artigos e crônicas sobre a Baixada Maranhense”. O evento será realizado na sede da AABB (Calhau), a partir das 19 horas.

A microrregião da Baixada Maranhense é uma das microrregiões do estado brasileiro do Maranhão pertencente à mesorregião Norte Maranhense. Sua população foi estimada em 2016 pelo IBGE em 480.122 habitantes e está dividida em 21 municípios. Possui uma área total de 17.208,509 km², a  área representa o maior conjunto de bacias lacustres da região.
Baixada pode ser considerada o ‘Pantanal Maranhense’.

O livro foi organizado pelo escritor Flávio Braga e os textos são assinados por 32 coautores, naturais ou vinculados afetivamente à Baixada Maranhense.

A mencionada coletânea inaugura o catálogo de publicações do selo editorial “edições FMDB”, projeto literário concebido pelo Fórum em Defesa da Baixada Maranhense (FDBM), entidade da sociedade civil, sem fins lucrativos, com atuação na Capital e nos municípios da Baixada Maranhense e do Litoral Ocidental Maranhense.

A publicação congrega uma plêiade de escritores baixadeiros, uns noviços e outros já consagrados no mundo das letras, amantes de sua região de origem, que, a despeito da riqueza natural, da diversidade multifacetada de mar, rios, lagos, terra, campos, flora e fauna, de ostentar uma riquíssima cultura – até um sotaque peculiar, um léxico de palavras únicas – continua amargando o esquecimento e um desenvolvimento espasmódico que alcança, só precariamente, a sua gente laboriosa.

Ler o livro é fazer uma impressionante viagem pela Baixada, percorrendo os seus encantos naturais, lendas, valores, saberes, tradições, costumes, gastronomia e as nostalgias, prantos, sonhos, reflexões e reminiscências dos cronistas e articulistas.

Segundo seus idealizadores a obra ajudará a melhor conhecer a intimidade e bem compreender os encantos da Região conhecida como baixada maranhense. 

Posts Relacionados Mais do autor

Comentário

Seu endereço de email não será publicado.