Estudantes de todo o estado do Maranhão já podem concorrerem às vagas do Sisu 2018

0

MARANHÃO – Começou nesta terça-feira (23), as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada, Sisu, que prevê o preenchimento de 239.601 vagas, em 130 instituições de ensino superior, em todo o país.

Os candidatos poderão concorrer às vagas oferecidas pela Universidade Federal do Maranhão, UFMA e para o Instituto Federal do Maranhão, IFMA considerando o semestre 2018.1. As vagas serão para diversos cursos ofertados pelas duas instituições de ensino Federal. 

Podem se inscrever ao Sisu os candidatos que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2017, e obtiveram nota diferente de zero na redação e nas quatro áreas do conhecimento. As inscrições podem ser feitas até o dia 26 de janeiro pelo site do SiSU e não é necessário pagar taxas. O resultado dos aprovados sairá no dia 29 de janeiro, e as matrículas serão realizadas de 5 a 7 de fevereiro de 2018, nas respectivas instituições.

Os candidatos que não forem selecionados poderão ainda manifestar interesse na lista de espera entre os dias 29 de janeiro e 7 de fevereiro de 2018, também pelo site do SiSU, e posteriormente realizar a confirmação eletrônica de interesse pela vaga, dentro dos prazos, conforme o Edital Específico da Lista de Espera que será disponibilizado pelas instituições de ensino superior.

Para os candidatos com deficiência egressos de escola pública aprovados em cota específica, faz-se necessária a apresentação de laudo médico com data de emissão não superior a 90 dias, assim como os exames médicos e demais documentos comprobatórios que atestem a especificidade, grau ou nível da deficiência. Esses candidatos serão submetidos à análises promovido pelas instituições de ensino.

Quanto à bonificação dos 20%, a Pró-Reitoria de Ensino da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), informa que não será ofertada neste processo, uma vez que essa política foi suspensa por ordem judicial que decorreu de uma ação civil pública proposta pelo Ministério Público Federal.

O SISU é o sistema informatizado do Ministério da Educação (MEC) por meio do qual instituições públicas de educação superior oferecem vagas a estudantes com base nas notas obtidas no ENEM. No processo, cada candidato pode fazer até duas opções de curso. Podem concorrer estudantes que tenham feito o ENEM 2017 e obtido nota acima de zero na prova de redação.

Vejam a lista com os 15 cursos mais concorridos no 1º dia de inscrições no Brasil

CURSOInscrições por Vaga
SUPERIOR DO AUDIOVISUAL67,54
TÊXTIL E MODA47,72
CINEMA44,77
ABI – ENFERMAGEM42
ABI – EDUCAÇÃO FÍSICA35,68
NUTRIÇÃO E METABOLISMO35,33
MEDICINA34,99
MODA32,81
ESTÉTICA E COSMÉTICA30,6
EDUCAÇÃO FÍSICA E SAÚDE29,88
ABI – CIÊNCIAS BIOMÉDICAS29,2
PSICOLOGIA28,36
PSICOLOGIA – FORMAÇÃO DE PSICÓLOGO27,30
COMUNICAÇÃO SOCIAL COM HABILITAÇÃO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA26,33
FISIOTERAPIA25,60
 

Posts Relacionados Mais do autor

Comentário

Seu endereço de email não será publicado.