“Mestre Silicrim” é vítima de homicídio em praia de Cururupu, acusada é presa

5

No último domingo (11), o ambientalista Benedito Raposo Teixeira, conhecido por “Mestre Silicrim” sofreu várias queimaduras pelo corpo que resultou em sua morte, fato ocorrido na praia de São Lucas, ilha pertencente ao município de Cururupu, Silicrim como era conhecido teve a vida inteira dedicada ao mar. É uma lenda na arte da navegação nos barcos artesanais feitos no Maranhão, em especial na região de Cururupu.

A Delegacia de Polícia Civil em Cururupu tomou conhecimento dos fatos somente no dia 15 de fevereiro de 2018, tendo em vista a grande dificuldade de se chegar à ilha de São Lucas, distante a aproximadamente 4 horas de barco e depende da maré para deslocamento, além do fato de que inicialmente a informação que se tinha é que se tratava de um acidente, informação que não convenceu a Polícia que de imediato iniciou as investigações.

A equipe de investigação chefiada pelo Delegado Diego Lemos, começou a apuração dos fatos e constatou-se que o barco da vítima não possuía nenhum indício de fogo e que a versão apresentada que ele teria sido vítima de uma explosão de um botijão de gás não constava revestido de veracidade e / ou de coerência. 

Logo, surgiu suspeitas que na verdade aconteceu um crime de homicídio e não um acidente náutico.

Por sua vez, a equipe de investigação da Polícia Civil de Cururupu, com a participação dos investigadores Gelson e Melo, conseguiu realizar levantamentos e já no dia de hoje (16), menos de 24 horas após tomar conhecimento do crime, realizou a prisão da suspeita no início da noite desta sexta feira (16), a qual foi identificada como “Tijolinho”.

As investigações ainda continuarão para esclarecer a motivação do crime bem como o verdadeiro modo que aconteceu os fatos e identificar outros possíveis coautores do delito. O fato é que Cururupu perdeu uma “lenda do mar”, pois a vítima dedicou parte de seus mais de 80 anos à navegação artesanal da região. A vida de Silicrim foi narrada em um belo documentário dirigido pelo cineasta Edson Fogaça e exibido em uma sessão lotada no cine Praia Grande em São Luís com a presença do navegador Amir Klink.

Posts Relacionados Mais do autor

5 Comentários

  1. Zico Almeida Diz

    Q triste, sou de São Lucas, o seu Silicrim era uma pessoa muito boa, todos nós o admiravam. Q seja feita justiça.

  2. Mestre Silicrim, um bordo na história | Diário do Avoante

    […] Benedito Raposo Teixeira, navegador, construtor de barcos artesanais e ambientalista maranhense, conhecido como Mestre Silicrim, foi uma lenda viva enquanto cruzou solitário as águas de um dos Estados mais lindos desse Brasil amalucado. Após sua morte, ocorrida dia 11 de fevereiro deste ano, em pleno período carnavalesco, entrou para o panteão da história e se apossou de uma das poltronas reservadas aos mitos. Não conheci o Mestre Silicrim, mas ouvi e me encantei enquanto ouvia suas histórias contadas em alegres bate papos com o amigo Sergio Marques, conhecedor como poucos das coisas das águas do Boi. Inicialmente a historia da morte do Mestre falava em acidente náutico com a explosão de bujão de gás, ocorrido na praia de São Lucas, município de Cururupu, porém, as primeiras provas colhidas após a chegada da polícia, o que era acidente passou a ter fragmentos concretos de um crime de homicídio e diante dos fatos e provas, a companheira de Silicrim foi parar atrás das grandes sendo acusada do crime. Veja a matéria completa no, site Icurupupu    […]

  3. Carlos César Diz

    Acho k você está equivocado quando fala k o melhor bloco de Reggae foi o carna roots, acho k você estava em outro carnaval fora de Cururupu pra fazer essa afirmação ou você não olhou o bloco Reggae folia,; também pudera, você tinha mesmo k fazer isso, afinal você foi um dos patrocinadores do carna Roots. Acesse o site Reggae total e tire as suas conclusões

    1. Redação Diz

      Caro não fizemos avaliação, se lê a matéria, veras que deixamos claro que quem afirmou isso foi a maioria absoluta das pessoas que pesquisamos,essa foi uma avaliação da maioria das pessoas, se estas estão certas ou errada não termos como saber, é claro que cada um vai dizer que o seu foi o melhor, a exemplo do que você quer nos fazer acreditar que o seu foi o melhor, aliás estas completamente certo, todavia, não pode simplesmente questionar quando por alguma razão acredita que o seu foi o melhor, ou seja, o melhor pra um pode não ser o melhor pra outro…..e assim vai, e obrigado pela interação.

  4. Último suspeito de envolvimento no assassinato de "mestre Silicrim" é capturado - Icururupu

    […] CURURUPU – Foi preso na madrugada deste sábado (10), na Ilha do Marinheiro o último e principal autor do assassinato de Benedito Teixeira, mais popularmente conhecido como “Mestre Silicrim”, ocorrido no último mês de fevereiro. Silicrim era uma lenda na arte da navegação nos barcos artesanais feitos no Maranhão, em especial… […]

Comentário

Seu endereço de email não será publicado.