ILHA DE LENÇÓIS, CURURUPU: Um Lugar Encantador no Maranhão

Por Edwilson Araújo

0

ilm3

Algumas pessoas ainda confundem Lençóis Maranhenses (cidade-sede Barreirinhas) com Ilha de Lençóis (município de Cururupu).

São duas localidades distintas no Maranhão. Para facilitar a visualização no mapa do Brasil, Barreirinhas está localizada na Rota das Emoções, sentido Maranhão-Piauí-Ceará.

A Ilha de Lençóis é visualizada no eixo Maranhão-Pará e está localizada na Reserva Extrativista (Resex) Marinha de Cururupu, na região das Reentrâncias Maranhenses, também conhecida como Arquipélago de Maiaú ou ainda Floresta dos Guarás. Guará é um pássaro vermelho muito comum nesta região.

17 ilhas compõem a Resex. Lençóis é a mais conhecida e divulgada por conta dos atrativos: vida marinha exuberante, diversidade de aves, dunas, lagoas, grande extensão de praia, lendas do sebastianismo e presença de albinos.

Para chegar à Ilha de Lençóis existem várias formas. Os políticos geralmente vão de helicóptero ou em aviões de médio porte. Os navegadores experientes e aventureiros vão de barco, lancha ou catamarã, saindo direto de São Luís, em um percurso longo e com bastante maresia.

Recomendo aos turistas uma rota dividida entre carro ou ônibus/van e outra parte por mar. O percurso de carro/ônibus/van pode ser feito através das duas cidades que dão acesso a portos onde é possível tomar uma embarcação e seguir até Lençóis.

Opção Cururupu

Você toma o ferry boat em São Luís, desembarca em Cujupe e segue até a Cururupu (224 Km). Nesta cidade você acessa uma estrada vicinal (não pavimentada, apenas de piçarra) de 22 Km que leva ao Porto de Pindobal, onde é possível tomar um barco e fazer o deslocamento até Lençóis.

Esta opção tem de ser planejada com aluguel de embarcação, porque não existe linha convencional de barco entre o Porto de Pindobal e a Ilha de Lençóis. O tempo de viagem de barco entre o Porto de Pindobal e a Ilha de Lençóis é de 2h em média.

Opção Apicum-Açu

Você toma o ferry boat em São Luís, desembarca em Cujupe e segue até a cidade de Cururupu, passa por Serrano e Bacuri, finalizando o percurso total de 297 Km na cidade de Apicum-Açu, em estrada totalmente asfaltada.

A vantagem de ir por Apicum-Açu é a estrada com asfalto em condições razoáveis. Em Apicum-Açu existe um porto bem mais estruturado, onde é possível alugar embarcação para fazer o deslocamento até Lençóis.

Existem barcos convencionais (não alugados) que fazem o transporte entre Apicum-Açu e Lençóis, no valor de R$ 15,00 (quinze reais) por pessoa, mas os dias e horários de viagem são imprevisíveis.

O tempo de viagem de barco entre o Porto de Apicum-Açu e a Ilha de Lençóis é de 3h em média. Na Ilha de Lençóis existem três pousadas. A Recanto das Aves tem pacotes com translado de São Luís até Apicum-Açu, incluído o deslocamento de barco até a Ilha de Lençóis.

O contato da pousada Recanto das Aves é Fernando Gonçalves. Fone/whatsapp: (98) 9 8416-8010 (Claro) ou no Facebook: Ilha dos Lençóis. Próximo a Lençóis, em apenas 10 minutos de viagem, utilizando pequenas embarcações, você visita a ilha de Bate-Vento e pode também fazer um passeio até o Morro dos Três Irmãos, bastante referenciado nas lendas de Dom Sebastião.

Na ilha de Bate Vento procure o senhor Esterlito e a esposa dele, dona Dilair. Eles têm uma quitanda (pequeno comércio) onde você pode tomar cerveja e até almoçar, comida caseira, acertando o preço da refeição com este casal simpático.

Outro passeio interessante é no Farol de São João. Você sai de Lençóis, passa por Bate Vento e ancora em um pequeno porto. Desce da embarcação e faz uma caminhada de 1 hora pelas dunas e lagoas até chegar no farol. 

O melhor período para a visitação destas ilhas é no fim do primeiro semestre, quando encerra o ciclo das chuvas no Maranhão e as lagoas formadas entre as dunas ficam cheias e se transformam em imensas piscinas naturais, de beleza igual às badaladas lagoas de Barreirinhas (Lençóis Maranhenses).

Na Ilha de Lençóis existe energia 24 horas, graças ao sistema híbrido (solar e eólica) de geração elétrica. As outras ilhas do Arquipélago de Maiaú não têm energia elétrica 24 horas. Existem apenas geradores a diesel que oferecem energia das 18h até 24h.

Várias ilhas já têm o serviço de telefonia celular, apenas da operadora Claro. Recomendo levar dinheiro em espécie. Nas ilhas não há máquinas de cartão de crédito ou débito e mesmo nos municípios onde você vai fazer o percurso de carro é melhor levar dinheiro vivo porque nem todos os estabelecimentos aceitam cartão.

Resex Cururupu

A Resex de Cururupu é uma Unidade de Conservação no mar ocidental do Maranhão, formada por 17 ilhas localizadas no litoral dos municípios de Cururupu e Serrano, com área total de 186.053,87 hectares.

Segundo o decreto presidencial, no art. 2º, “a Reserva Extrativista de Cururupu tem por objetivo a proteção dos meios de vida e a cultura das populações tradicionais e assegurar o uso sustentável dos recursos naturais da área.”

Nessa região paradisíaca, também conhecida como Arquipélago de Maiaú, as ilhas são habitadas por famílias de pescadores e algumas apenas por “ranchos” (pequenos abrigos construídos de madeira e palha para dar apoio às embarcações e homens do mar).

Águas limpas, belas praias desertas, vida simples, peixes e mariscos na culinária compõem o cenário do “caribe maranhense”, quase inexplorado pelo turismo.

Se você precisar dormir em Apicum-Açu para tomar o barco no dia seguinte, recomendo o hotel Aliança. Contato / Walder: operadora Claro 98 9 8528-2783. Para facilitar a comunicação, sugiro você comprar um chip da Claro.

Outras ilhas belas

Se você tiver em um grupo com embarcação alugada, vale a pena conhecer outras ilhas da Resex Cururupu. Recomendo Guajerutíua e Peru. Guajerutíua é a ilha mais estruturada, inclusive com acesso à internet, nas proximidades da escola municipal.

Em Guajerutíua a melhor acolhida é na casa do senhor Vaguinho e da sua esposa, Helena. Nesta bela casa, avarandada, você pode se hospedar e fazer refeições. Contato:  (98) 9 8485-3045.

Posts Relacionados Mais do autor

Comentário

Seu endereço de email não será publicado.