Empresas Speed Serviços e Lima Matos faturam milhões na prefeitura de Cururupu

0

CURURUPU – Um fato no mínimo curioso vem chamando atenção da população de Cururupu, trata-se da dupla  vitoriosas em algumas das principais licitações do município. As empresas J C MARTINS E CIA LTDA, cujo nome fantasia é SPEED SERVIÇOS, e a empresa LIMA MATOS IRMÃOS LTDA, juntas as empresas possuem contratos que entre pagos e empenhados, ou seja, que serão pagos somam mais de sete milhões de reais, ou exatamente R$ 7. 204.748,77 (Sete milhões, duzentos e quatro mil, setecentos e quarenta e oito reais e setenta e sete centavos), vale ressaltar que estes foram apenas os valores levantados pelo ICURURUPU com base nas notas de empenhos as quais tivemos acessos referente ao ano de 2017.

As empresas tem contratos pra quase tudo, locação de veículos, construção e recuperação de estradas vicinaisiluminação pública, recuperação de ruas e avenidas no município, reformas de escolas, transporte escolar etc.

Denuncia de 2017 dão conta que o endereço onde consta a empresa LIMA MATOS IRMÃOS LTDA, na pequena cidade maranhense de Pindaré- Mirim de aproximadamente 32 348 habitantes (IBGE/2016), no bairro Vila Mariana jamais existiu, em visita de uma equipe de reportagem ao local ninguém tem ideia ou ouviu falar na sortuda empresa, pelo menos é isso que afirmam pessoas que moram no local desde sua fundação (mais de vinte anos), quando ainda era uma invasão, vejam abaixo relato de pessoas entrevistadas e que jamais ouviram falar na empresa e em seus respectivos sócios.

Outros dados mais curiosos é de saltar aos olhos, a empresa LIMA MATOS IRMÃOS LTDA tem como sócios Anderson Wesley Lima MatosÍtalo Raphael Lima Matos, até aí tudo bem se não fosse por um detalhe circunstancial, a empresa J C MARTINS E CIA LTDA, a qual tem diversos contratos com o município de Cururupu juntamente com a empresa LIMA MATOS IRMÃOS LTDA, tem como sócia exatamente Sabrina Kardioja Lima Matos, ou seja, os mesmo sobrenomes dos proprietários da empresa J C MARTINS E CIA LTDA as quais detêm milhões em contratos com a prefeitura de Cururupu.

Para se ter uma ideia, somente um contrato da empresa J C MARTINS E CIA LTDA, com a prefeitura de Cururupu cujo empenho foi de R$ 1.012.918,21 (hum milhão doze mil novecentos e dezoito reais e vinte e um centavos), trata-se de serviço de recuperação de estrada vicinais, segundo relato de pessoas ouvidas pelo ICURURUPU, não se tem notícias de estradas recuperadas pelo município em 2017, pedimos inclusive que caso tenha que o município possa pontuar, pois o empenho que destinou mais de um milhão é genérico e não especifica nem mesmo em observações o endereço da (as) estrada (as) recuperada (as).

Inquérito

O Ministério Público do Maranhão no município de Pio XII, cidade maranhense com aproximadamente 26 mil habitantes (IBGE 2016), a 270 km da capital São Luís, resolveu instaurar Inquérito Civil para apurar suposta irregularidades em processos licitatórios contra a empresa  LIMA MATOS IRMÃOS LTDA, pois a empresa em questão teria vencido assim como em Cururupu diversos contratos naquele município para inúmeras obras, mesmo com essa suspeita e uma investigação em curso a empresa LIMA MATOS IRMÃOS LTDA é uma das principais empresas a prestar serviços ao município de Cururupu.

Situação financeira 

A prefeitura de Cururupu vem reiteradamente justificando que alguns dos atrasos em pagamentos de seus servidores são em razão das dificuldades financeira pela qual passa o país e que em Cururupu não seria diferente, todavia, ao que se percebe o município vem realizando diversas licitações milionárias, em alguns casos até no mínimo contraditória como foi o caso da licitação de quase trezentos mil reais para compra de água mineral,  em razão dos atrasos o Ministério Público chegou a pedir bloqueio de valores da conta do município de Cururupu para garantir pagamento dos servidores.

É sim de conhecimento da população de modo geral que de fato o Brasil passa por uma crise econômica, mais quando se vê algo dessa monta acontecer, ou seja, gastos elevados para uma cidade que se diz em dificuldade financeira, surgem os questionamentos, principalmente quando o município por alguma razão resolve contratar empresas cujos sócios tem os mesmo sobrenome, e ainda consta processo na justiça, como se não bastasse empresa que nem mesmo existe onde diz existir, ou jamais foi visto falar, não é possível que o município de Cururupu não se preocupe em conhecer a reptação das empresas que contrata, afinal estamos falando de altos valores, cuja origem é público.

O ICURURUPU entrou em contato com as duas empresas e assessoria de comunicação do município de Cururupu, vejam o que cada uma disse sobre as licitações de Cururupu.

LIMA MATOS IRMÃOS LTDA

O sócio Anderson Wesley Lima Matos nos atendeu e quando nos identificamos ele disse que não iria passar nenhuma informação, disse ainda que as informações das licitações são públicas e que as buscasse junto à Prefeitura de Cururupu.

J C MARTINS E CIA LTDA

Quando ligamos para a empresa J C MARTINS E CIA LTDA mais uma coincidência, o mesmo telefone que consta na Receita Federal o qual o senhor Anderson Wesley Lima Matos nos atendeu sendo proprietário da empresa LIMA MATOS IRMÃOS LTDA é o mesmo que consta também no site da Receita Federal vinculado à empresa J C MARTINS E CIA LTDA, porém dessa vez não nos atenderam mais. Ou seja, uma simples consulta no CNPJ das duas empresas a Prefeitura de Cururupu saberia que ambas as empresas não só tinham os mesmo sobrenome dos seus proprietários com os telefones das empresas são os mesmos, porém nada disso foi feito, e as empresas dos familiares Lima Matos continuam com vultuosos contratos com a Prefeitura de Cururupu.

ASSESSORIA

O ICURURUPU fez diversos contatos com a assessoria de comunicação da Prefeitura de Cururupu que não atendeu nem retornou nossas ligações, diante da impossibilidade de contato, não tivemos como ouvi a versão do município sobre o caso. Caso queira se manifestar o ICURURUPU se coloca à inteira disposição. 

Posts Relacionados Mais do autor

Comentário

Seu endereço de email não será publicado.