Reunião define implementação do Colégio Militar Tiradentes em Cururupu

0

O Colégio Militar Tiradentes da Polícia Militar do Maranhão foi criado pela Lei nº 8.509 de 28/11/2006, localizado a Rua do CEMA, s/nº no bairro da Vila Palmeira na capital do Maranhão  São Luís, conveniado com a SEDUC, é um dos órgãos de ensino da Polícia Militar do Maranhão e tem como missão educar dependentes de policiais militares e da comunidade em geral, tendo por objetivo ministrar o Ensino Fundamental de 5ª a 8ª séries e o Ensino Médio de 1ª a 3ª séries, que hoje se enquadram nos níveis qualificados na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), como Educação Básica.

Os pais que optam pelo colégio militar para realizar a educação de seus filhos desejam que estes absorvam a cultura, a tradição, e o modo de fazer e de agir de um ambiente hierarquizado e disciplinado.

As atividades da nova escola da Polícia Militar do Maranhão iniciaram-se em janeiro de 2007 sob a Direção Geral do Major José de Ribamar Costa. O Colégio Militar Tiradentes rege-se pela disciplina fundamentada no autoconhecimento, na conscientização, na expansão dos próprios limites como fator de crescimento pessoal, valorização dos princípios éticos, do bem-estar físico e mental, com ênfase não somente ao lazer, mas principalmente, ao condicionamento físico e as práticas desportivas.

O Colégio Militar Tiradentes possui uma estrutura diferente dos demais colégios da rede pública ou particular do estado do Maranhão, seguindo as diretrizes das Polícias Militares ou Forças Armadas, assim como, outros Colégios Militares da Federação, sem com isso, modificar o programa de disciplinas estabelecido pela Secretaria de Estado da Educação (SEDUC).

Em Cururupu a escola deve funcionar nas dependências do colégio Herculano Vieira II conforme reunião realizada na manhã da última segunda-feira (09), na presença de autoridades locais, bem como do juiz de Direito da Comarca de Cururupu, Dr Douglas da Guia, Prefeita Rosinha, Secretária de Educação do Município Geisicleide, e a Gestora Rosimeire da Escola Herculano Vieira II. Ainda estavam presentes e estão envolvido  na implementação da escola o Tenente Coronel Brandão Diretor do Colégio Militar Tiradentes I, e o Major Cláudio – Comandante do 25° Batalhão de Policia Militar do Maranhão sediado em Cururupu. 

Os trabalhos foram iniciados pelo Coronel Heron onde apresentou um relatório geral detalhado sobre a Escola e sobre o funcionamento do Colégio Militar. Ficou marcado para 27/04 (sexta-feira) reunião com o corpo escolar; 28/04 (sábado) com pais de alunos e 29/04 (domingo) com todos os alunos.

O Colégio Militar Tiradentes é uma Instituição de ensino que busca atender o disposto nas Constituições Federal e Estadual, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN, Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, Regimento Escolar dos Estabelecimentos de Ensino da Rede oficial do Estado do Maranhão e todas as orientações repassadas pelo Ministério da Educação e Cultura – MEC, através do convênio feito com a Secretaria de Educação do Estado do Maranhão – SEDUC.

Embora seja uma instituição de ensino da Polícia Militar do Maranhão, trata-se de um Colégio vinculada à Secretaria de Estado da Educação, mantém as diretriz básica estabelecida pelo estado sem perder de vista as aptidões de uma escola que se diferencia pelo grande índice em aprovações nos principais certames do estado e até mesmo do Brasil, a disciplina também é um outro grande diferencial, não há dúvida que os jovens de Cururupu e região terão uma escola altíssima qualidade, combinando educação, disciplina e aprendizagem, e porque não dizer, cidadania.

Vale esclarecer ainda que o Colégio Militar não tem vinculação com município, pois é mantido pela Secretaria de Estado da Educação – SEDUC e pela Secretaria de Estado da Segurança Pública – SSP, por meio da Polícia Militar do Maranhão, órgãos esses que lhe darão suporte.

Posts Relacionados Mais do autor

Comentário

Seu endereço de email não será publicado.