Fortes Chuvas Alaga Ruas de Santa Helena e Deixa a Cidade em Situação de Alerta

0

SANTA HELENA – As fortes chuvas que caíram neste fim de semana em Santa Helena, cidade maranhense localiza à 382 km da capital São Luís, deixaram ruas e avenidas alagadas no município. A enchente foi causada pelo transbordamento do Rio Turiaçu. A água tomou conta de várias ruas da cidade e surpreendeu os moradores da cidade conforme podem ser observado no vídeo abaixo.

O fenômeno já vem acontecendo em vários anos sem que nada tenha sido feito no sentido de evitar o problema, e quem sofre com a ação da natureza são exatamente as pessoas que estão mais vulneráveis, seja por quer estão localizadas nas proximidades do Rio, seja por quer não teria outro local para residir, o fato é que o fenômeno já é de conhecimento das autoridades locais que não conseguem tomar medidas efetivas não apenas para evitar danos materiais dos moradores, mais principalmente transtornos que vão alem das perda material.

Alerta Devido As Fortes Chuvas

O Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) emitiu no último domingo (22), alerta de risco moderado para ocorrência de fenômeno meteorológico adverso dentro das próximas 72 horas em parte do Maranhão. Segundo o alerta, havia possibilidades de tempestades de raios, chuvas intensas e acumulados de chuvas (inundações) na capital e em diversos municípios do estado, entre os município está exatamente o município de Santa Helena. A emissão do alerta serviria para que o poder público e a população tomem medidas necessárias de acordo com as recomendações.

 
Rua totalmente tomada pela água em Santa Helena – Baixada maranhense

As fortes chuvas que caíram neste fim de semana em Santa Helena “acende o sinal vermelho” nas demais cidades da região da Baixada Maranhense, pois é necessário ficar em alerta para evitar maiores estragos evitando assim que os moradores fiquem em situação de extremo risco. Com a enchente do Rio Turiçu, ruas e praças públicas, por exemplo, ficaram completamente alagadas. Se faz necessário o mapeamento das áreas alagadas, seja na zona rural e / ou na sede no sentido de buscar abrigo seguro para que os ribeirinhos em situação de risco possam serem acomodados.

Histórico

Os problemas das enchentes são antigo, em 2009 por exemplo, o Rio atingiu seu maior nível até então. Os habitantes mais antigos comprovaram tal feito. Segundo eles [habitantes mais antigos], nunca tinham visto tanta água no Rio Turiaçu como em 2009, para eles, nunca uma enchente teria sido tão grande como a que desabrigou e desaloja tanta gente em Santa Helena e Turilândia [dois municípios banhados pelo Rio Turiaçu] naquele ano.

Nas duas cidades foram centenas de desabrigados ou desalojados, varias famílias tiveram que deixar as suas casas e foram para casas de parentes ou em escolas ou abrigos públicos. A velocidade com que o Rio subiu deixou a todos atônitos, mais parece que isso não foi o suficiente para que o poder público municipal tomasse medidas que viesse evitar o que está acontecendo nesse fim de semana. E o prejuízo não são só nas cidades, é necessário considerar que muitos povoados dos dois municípios, situados à beira do Rio, sofrem também com a enchente.

Rio Turiaçu transborda e deixa diversas ruas e praças de Santa Helena debaixo D´gua

O ICURURUPU tentou contato com as autoridades locais, especialmente à prefeitura para que pudesse falar das medidas emergências que estão sendo tomadas mais não conseguimos contato, de qualquer forma fica o espaço para que possam se manifestar e tranquilizar a população. 

Posts Relacionados Mais do autor

Comentário

Seu endereço de email não será publicado.