Prefeitura de Cururupu Divulga Oficialmente o Início das Festividade Junina

DA REDAÇÃO

0

A Prefeitura de Cururupu, através da secretaria municipal de cultura, divulgou hoje (5) a data oficial que dará início oficialmente aos festejos junino no município. Oficialmente as festividades terão início no dia 23 de junho. Neste ano, o São João realizado pelo governo do Estado  terá como grande homenageado o sotaque Costa de Mão, um dos mais autêntico do estado. Oriundo do Litoral Ocidental Maranhense, tem em Cururupu seu berço e sua maior tradição, nada mais justo essa tardia mais importante homenagem do governo do Estado do Maranhão.

Saiba mais:

Comissão Geral Do Processo Seletivo De Cururupu Divulga Resultado Final

O São João Promovido Pelo Governo Do Estado Irá Homenagear O Bumba Meu Boi Costa De Mão

O tema do festejo junino em Cururupu será “Guarnece meu Costa de Mão! ” A exemplo do governo do Estado, a ideia da secretaria municipal de cultura de Cururupu é  prefeitura é chamar a atenção do povo cururupuense para a importância desse sotaque singular no estado. O apelo é pela resistência, manter viva a arte herdada dos escravos, o rico bordado das indumentárias usadas pelos brincantes, o couro dos bois, onde geralmente são bordados temas religiosos, a música, a coreografia diferenciada, a batida do pandeiro que é feita com as costas das mãos em um ritmo cadenciado marcado por instrumentos de percussão.

Oficialmente em Cururupu a festança será realizada de 23 a 26 de junho o Arraia na Praça Dô Carvalho, e do dia 27 a 29 será a vez das brincadeiras acontecerem na Praça da Alegria, Areia branca.

Quadrilhas, tambor de crioula, lambada, a dança do coco, Bumba-boi em seus variados sotaques, tamborinho e a homenagem aos grupos de Bumba meu boi, sotaque Costa de Mão, originários da região do Litoral Ocidental Maranhense estão na agenda de apresentações nos sete dias de São João do município.

 “Artesanato, indumentárias das brincadeiras, o couro de boi, chapéus, a carcaça de boi feita de buriti, preparadas em nossas oficinas estará em exposição no dia 23 durante abertura do festejo junino. Será apresentado nesse dia o resultado de uma importante pesquisa feita pela equipe da Secretaria Municipal sobre a história oral da identidade cultural das comunidades dos grupos sotaque costa de mão, o surgimento das brincadeiras, nomes, depoimentos, detalhes da história que precisam ser de conhecimento de toda a população. O Inventário do Costa de Mão, construído pela Secretaria de Cultura em parceria com os grupos será apresentado ao público e encaminhado as escolas da rede pública de ensino e outras instituições”. Anunciou o Secretário Municipal de cultura Frâncio Jânio e sua Assessora Técnica Marilú.

Outro projeto importante que a prefeitura vem desenvolvendo, é a gravação do CD “Resgate da Memória Cururupuense” uma coletânea de vinte e seis toadas de importantes compositores e cantadores de dos grupos de Bumba-meu boi. O CD vol. I gravado em junho de 2017 foi lançado e distribuído entre os grupos no final do ano passado. Já este mês será lançado o CD Resgate da Memória Cururupuense” volume II com novas músicas, o lançamento está previsto durante a abertura oficial no dia 23 na Praça Dô Carvalho.

Programação estadual

Na programação do São João de Todos 2018, promovido pelo Governo do Estado, os grupos de Bumba meu boi Costa de Mão foram contemplados com apresentação de abertura em todos os arraiais oficiais. A ideia é dar maior visibilidade a esse estilo de Bumba Meu Boi, levando toda a magia e brilho para o público.

Para o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Diego Galdino, valorizar os Bois Costa de Mão significa evidenciar todo o conjunto cultural do Bumba Meu boi do Maranhão. “É preciso manter viva essa brincadeira, com sua diversidade de estilos e riqueza de expressões.

Conforme levantamento feito pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Maranhão (Iphan), de um total de 18 grupos identificados no estado, de 2001 a 2017, apenas seis ainda estão em atividade e destes, somente quatro fizeram apresentações públicas em 2017.

Segundo o Secretário de Cultura de Cururupu, os grupos Costa de Mão, Rama Santa, Brilho de Areia Branca, Boi Brilho da Sociedade já anunciaram presenças nos arraiais.

O presidente do Conselho Estadual de Cultura, Neto de Azile, afirmou que a campanha pela valorização dos bois de Costa de Mão é fundamental por se tratar de um bem cultural em risco. “A ideia é dar visibilidade e assegurar o reconhecimento da expressão como parte do conjunto de sotaques do Bumba Meu Boi. A extinção de um sotaque pode inclusive comprometer a revalidação do título de patrimônio cultural brasileiro atribuído ao Bumba meu boi”, alertou.

Posts Relacionados Mais do autor

Comentário

Seu endereço de email não será publicado.