Prefeitura de Serrano do Maranhão realiza campanha de prevenção de doenças em escolas do município

0

SERRANO DO MARANHÃO – A prefeitura de Serrano do Maranhão, por meio da secretaria municipal de saúde, em parceria com o  governo do Maranhão, por meio da Força Estadual de Saúde do Maranhão (Fesma) realizou nesta quarta-feira (13), cerca de 428 atendimento para crianças e adolescentes da rede municipal de educação do município.

Os atendimento aconteceram nas escolas Raimundo Rodrigues; Castro Alves; Sementinha e anexos, todas na sede do município de Serrano do Maranhão. O atendimento continuará nesta quinta-feira (14), desta vez na Escola Santos Dumont.

Prefeitura realiza campanhas de prevenção de doenças em escolas do município (Foto: Divulgação)

A campanha é voltada para estudantes de 5 a 14 anos de idade matriculados no ensino fundamental do município de Serrano do Maranhão. A próxima etapa da campanha irá acontecer nos próximos dias no povoado de Portinho, conforme informou ao portal ICURURUPU a coordenadora da atenção básica do município, Laianna Ferreira Capim.

A estratégia, cujo tema é Hanseníase, Verminoses e Tracoma tem como objetivo principal o diagnóstico de doenças como hanseníases e verminose. A ação contou com equipe multiprofissional composta por profissionais da Força Estadual de Saúde do Maranhão (Fesma) e da secretaria municipal de saúde de Serrano do Maranhão, entre os profissionais estavam o médico Dr. Ricardo Reis, nutricionista Dra. Jhaynara, os enfermeiros Rômulo, Marydine, e Thalita.

Prefeitura realiza campanhas de prevenção de doenças em escolas do município (Foto: Divulgação)

A coordenadora municipal da atenção básica à saúde do município de Serrano do Maranhão, Laianna Ferreira Capim  explica que a campanha funcionará com palestras nas escolas com objetivo de identificar possíveis casos de Hanseníases e verminose, uma vez identificado alguns desses problemas de saúde a criança é medicada e será dado prosseguimento no tratamento se necessário. Ela destacou ainda que a singularidade da campanha é voltada para o empoderamento da criança, além do envolvimento da família e de professores em todo o processo.

Vale destacar, todo o atendimento acontecerá nas unidades escolares do município, daí a importância do engajamento das escolas e da secretaria municipal de educação para o sucesso do projeto. Como todos sabemos a prevenção é a melhor forma de se evitar que pessoas venham a ficar doente, especialmente as crianças e adolescentes, daí o papel fundamental dessa ação realizada pela prefeitura de Serrano do Maranhão em parceria com o governo do Estado.

Com mais essa ação, o município que tem como prefeito o senhor Maguila, busca cada dia melhorar a vida de seus habitantes.

Prefeitura realiza campanhas de prevenção de doenças em escolas do município (Foto: Divulgação)

Para o prefeito Maguila, a parceria entre o estado e o município tem trazido bons frutos a Serrano, a exemplo do programa Escola Digna, Maranet entre outros, no caso do Escola Digna serão 4 unidades a serem inauguradas nos próximos dias no município, uma conquista de sua gestão, mais especialmente uma realização do sonho dos pais das crianças que estudavam em escolas de taipa e que agora terão dignidade para estudar e aprender, ressaltou o prefeito de Serrano do Maranhão, senhor Maguila. 

A coordenadora da atenção básica do município agradeceu a contribuição de todos os envolvidos na ação, tanto os que tiveram pepel direto ou indireto, tais como os professores e os diretores das escolas onde a ação aconteceu. Por fim, destacou a ação da gestão municipal na realização desta importante mobilização em prol da saúde básica do município. 

Posts Relacionados Mais do autor

Comentário

Seu endereço de email não será publicado.