Seminário em Serrano do Maranhão Debate a Base Nacional Comum Curricular

DA REDAÇÃO

0

Serrado do Maranhão, cidade localizada à 479 km da capital São Luís, se transformou em um grande palco para importantes debates sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Durante três dias de evento, diversos especialistas debatem com a comunidade educacional local as temáticas da nova política nacional de educação. A formação é voltado para os educadores da educação infantil e do ensino fundamental maior, ou seja, do 6º ao 9º ano. 

Com o surgimento de novas tecnologias, novos conceitos e novas experiências, a formação continuada nada mais é do que uma formação complementar. O conceito de formação continuada entrou em vigor em 1996, quando foi implementada a lei de Diretrizes e Bases da Educação. Esta lei visa valorizar e orientar a formação do profissional da educação.

A formação continuada é considerada um direito para os profissionais que lecionam em qualquer estabelecimento de ensino. De maneira que é extremamente importante para o professor, quanto para o aluno estar pronto para atuar no mercado de trabalho.Nesse contexto, a prefeitura municipal de Serrano do Maranhão, através da secretaria municipal de educação busca atualizar seus servidores para que estes venham amplificar seus conhecimentos e desempenhar melhor suas competências.

Esta formação será realizada em duas etapas, a primeira agora em junho com 30 horas de formação e a segunda está prevista para o mês de agosto de 2018. Atendendo aos públicos de professores do ensino infantil, fundamental menor e fundamental maior, as classes multisseriadas, educação de jovens e adultos (EJA), gestores e coordenadores.

Pois este é o momento de formação (qualificação) dos profissionais da educação com base na nova BNCC – Base Nacional Comum Curricular, é uma realidade e Serrano do Maranhão está preparando o seu quadro funcional da educação para formatar no futuro as potencialidades e valores de cada localidade.

Pois a construção do seu plano de educação vai depender do casamento das informações repassadas com a aplicação pratica com objetivo de fortalecer a aprendizagem do aluno nas bases e fortalecer a educação, fazendo com que o aluno possa também valorizar o que é seu, destacou a professora Angelica Frazão.

O evento que teve início nesta segunda-feira (26), irá acontecer até esta quarta-feira (27). A formação continuada é uma realização da prefeitura municipal de Serrano do Maranhão através da secretaria municipal de educação em parceira com o Instituto Maranhense de Educação (IMED). 

Já prevista na Constituição, nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), na Lei de Diretrizes e Bases e no Plano Nacional de Educação, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) foi homologada em dezembro
de 2017 e se torna essencial para reduzir as desigualdades educacionais do país. Um dos objetivos da Base Nacional Comum Curricular é definir o que ensinar em cada etapa da trajetória escolar, desta forma permitindo e estabelecendo uma expectativa de aprendizagem e critérios de qualidade que poderão ser cobrados com mais eficiência e transparência.

O currículo nacional também permite às escolas, trocas de experiência e até a redução de custos, já que os materiais didáticos serão produzidos e adquiridos em maior escala. A base busca se fundamentar no que os estudantes precisam aprender e não em como ensinar, que ainda segue como função de professores e gestores. A adoção de um currículo único poderá garantir aos estudantes o direito de aprender um conjunto fundamental de conhecimentos e habilidades comuns de Sul a Norte.

Apesar da existência de Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e de currículos estaduais e municipais, muitas escolas ainda se pautam no que é apresentado pelos livros didáticos e avaliações como a Prova Brasil e o ENEM, visto que estabelecem o que vão ensinar com base no conteúdo cobrado nesses exames. Com a BNC, as avaliações terão que se adaptar ao ensino, desta forma promovendo o desafio da formação pessoal, profissional e cidadã de seus jovens e crianças.

A determinação da gestão municipal de Serrano do Maranhão, por meio do prefeito Maguila e do Secretário Municipal de Educação, Carlos Pinheiro, vem contribuir com essa transformação, priorizando a qualidade do ensino com o objetivo de elevar consideravelmente os indicadores da Educação e aprendizagem dos alunos e professores do município. O município de Serrano do Maranhão nesse momento se destaca na busca da qualificação do seu quadro de educadores que ao final do seminário e da culminância estarão aptos à desenvolverem os preceitos elencados na nova base nacional comum curricular.

O município de Serrano do Maranhão na atual gestão vem buscando reiteradamente a qualificação continuada de seus professores. Além disso, o município em parceria com o governo do estado vem investido fortemente na melhoria da infraestrutura das escolas do município. Um desses investimentos passa pela valorização dos professores e pela melhoria da infraestrutura das escolas, como prova desse avanço em apenas 18 meses de gestão, conforme destaca o prefeito Maguila é a entrega prevista pata os próximos dias em parceria com o governo do estado através do programa “Escola Digna” de diversas escolas nos povoados do município de Serrano do Maranhão.

Maguila fez questão de está presente durante a abertura do evento, segundo ele, em entrevista ao portal ICURURUPU esse é um momento que lhe traz muita alegria, principalmente em poder observar no rosto de dezenas de professores e servidores da administrarão municipal os quais estão empenhados juntamente com a prefeitura em fazer as coisas acontecerem, e principalmente, a mudança de paradigma de outrora na educação do município,ainda segundo o prefeito, aos poucos vai conseguindo revitalizar e se posicionando o município no local que merece, finalizou. 

DESAFIOS E REFLEXÕES SOBRE O CURRÍCULO ESCOLAR FACE ÀS DEFINIÇÕES DA BNCC

A formação acontecerá em duas etapas, a primeira tem como objetivo a qualificação dos professores e demais envolvidos na educação básica do município, no segundo momento conforme destacou a senhora Danielle responsável pela formação, acontecerá a culminância da formação.

O tema escolhido para a formação pedagógica de Serrano do Maranhão foi o “Desafios e Reflexões Sobre o Currículo Escolar Face às Definições da Base Nacional Comum Curricular”. Durante todo dia de ontem (26), aconteceram diversas palestras para os presentes, todas ligadas ao tema do evento, entre as palestras podemos destacar as seguintes – o Desafios e reflexões sobre o currículo escolar face às definições da Base Nacional Comum Curricular tendo como palestrante a Prof.ª Mestra Heloísa Cardoso Varão Santos UEMA /Fórum Municipal de Educação e Educação Inclusiva: Legislação, possibilidades e desafios, palestrante Prof.ª Mestra Angélica Maria Frazão de Souza. 

Posts Relacionados Mais do autor

Comentário

Seu endereço de email não será publicado.