Fórum e seminário irá discutir diversos temas de interesse social em Cururupu

0

Cururupu será palco de importantes discussões nos dias 29 e 30 de junho. Trata-se do I seminário intermunicipal e multidisciplinar em estudos de gêneros, sexualidade e africanidade, cujo eixos temáticos são as políticas do medo, retrocessos, anti-conquista e reverberações em populações negras e LGBTQ´S. Na oportunidade, irá acontecer concomitantemente o II fórum de discussão sobre políticas públicas e as múltiplas formas de extermínio das populações negras e LGBTQ´S. 

Especialistas e pesquisadores de diversas faculdades e universidades maranhenses estarão presentes no eventos, bem como grandes nomes locais que lutam pelas políticas sociais e de valorização da população em geral. Será uma oportunidade única para estudantes, professores, educadores, gestores, autoridades e população em geral discutirem importantes temas. 

O local do evento será na AFAC [ antigo e tradicional palácio das festa de Cururupu]. O evento conta com o apoio institucional do portal ICURURUPUVereadora Mulher Maravilha, Mix Print, Marcos Soares, Instituto Oton Pires, Fescemp, Instituto Cemp, AFAC, Rádio Alvorada FM de Cururupu, Professor Josean Almeida e do Instituto CAB. A organização e coordenação do evento é do Prof Carlos Pimentel. 

Cronograma – 29 de junho sexta-feira

Sessão de filmes sobre a temática do evento
Horário : 18:00 horas
Entrada: Gratuita

30 de junho sábado

Abertura 08:00 horas 
Mesa de abertura

Coordenador de Igualdade racial de Cururupu – Zé Maria, Instituto Oton Pires – Dr. Emílio Pires.
FESCEMP- Jenilce Pavão, secretária de Igualdade Racial de Serrano – Ozanira Santos Pereira , secretária de Agricultura de Serrano – Letícia Pereira Mandu, coordenadora de Igualdade Racial de Bacuri – Klissia Jéssica Fonseca Ferreira, coordenadora de Igualdade Racial de Guimarães – Simone Cunha Cardoso, coordenadora de Igualdade Racial de Cedral – Osvaldina Monteiro Martins, coordenadora de Igualdade Racial de Central – Fátima
Universidade Estadual do Maranhão – Joyce Oliveira, presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias do Maranhão – Dep Wellington do Curso, Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Barra do Corda – José de Ribamar, Conselho Estadual LGBT e AMATRA- Andressa Sheron, Instituto de Cidadania Ativa Belagua- Maurício Miguel, representante de alunos do projeto social Educando com Cidadania.

Mediador: Jeibel Márcio Pires

9:00 as 10:30 horas
Título: Diversidade e as relações Étnico-raciais- Falares de ontem e de hoje: três décadas do enredo manifesto” KIZOMBA A FESTA DA RAÇA” a visita da África ao Brasil
Facilitador: Professor Mestrando Jeibel Márcio Pires Carvalho- UEMA

Mediador : Prof Esp. Carlos Pimentel

10:30 as 12:00 horas 
Título: ARERÊ, AGORA QUE SAO ELAS: a inserção de viados e bichas pretas no Ensino Médio em CURURUPU

Facilitador: Prof Esp. Carlos Viana Pimentel

Almoço: 12:00 as 13:30 horas

13:30 às 14:30 horas
Apresentação Cultural de MC Adriano

Título : O silenciamento de debates sobre descolonização e gênero no Brasil: uma análise sócio histórica do ” facismo” no século XXI.
Facilitadora
Professora Joyce Oliveira- UEMA

14:30 às 16:00 horas
Mesa de debate
Título : A persistência da violência e a imposição do sexo: resistência e luta pela igualdade racial
Coordenador: Prof Mestre Reinaldo Freitas- GPMINA- UFMA

16:00 as 17:00 horas
Sugestões e encaminhamento

17:00 horas
Conferência de Encerramento
Professor José de Ribamar- IFMA.

Posts Relacionados Mais do autor

Comentário

Seu endereço de email não será publicado.