Agentes Comunitários de Saúde de Cururupu e Força Estadual de Saúde do Maranhão (Fesma), Participam de Reunião

ICURURUPU, COM INFORMAÇÕES DO GOVERNO DO ESTADO

0

CURURUPU – Profissionais das equipes da Força Estadual de Saúde do Maranhão (Fesma) de Pedro do Rosário, Serrano do Maranhão, São João do Caru e São João do Sóter participaram de uma roda de conversa com os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e outros técnicos da Atenção Básica do município de Cururupu. O objetivo foi compartilhar experiências e auxiliar na melhoria de processos de trabalho.

Cururupu não faz parte das cidades que integram o Plano Mais IDH, mas o município solicitou apoio do Governo do Maranhão para capacitar seus profissionais da Atenção Básica. “Apoiar os municípios principalmente na gestão das políticas da atenção básica, tem sido de grande importância porque a gente percebe a necessidade de um suporte nesse sentido para estruturação da sua atenção primária, qualificação dos serviços, estratificação de risco, identificação das demandas dos territórios e a Fesma, com a experiência que tem, apoia os municípios”, afirmou Ana Lúcia Nunes, assessora técnica da Secretaria de Estado de Políticas Públicas (Seepp).

Reunião entre equipes da Fesma e agentes comunitários de saúde de Cururupu. (Foto: Divulgação)

Ebenilson de Jesus, que é vereador e presidente da Câmara de vereador de Cururupu, é também delegado sindical dos ACS de Cururupu e afirma que a categoria precisa de momentos como esse. “Para o nosso trabalho ter êxito, nós precisamos estar capacitados. Ele fica muito melhor, mais fácil de ser executado, pois tudo o que aprendemos nós aplicamos no nosso dia a dia e quem ganha com isso é a população”, destacou.

A prefeita de Cururupu, Rosária Chaves, conhecida como professora Rosinha, reconhece a importância da parceria entre Estado e Município. “Os municípios não caminham sozinhos, essa união dos entes federativos é importante porque a força maior de fato é do Estado. Nós fazemos a nossa parte mesmo com toda dificuldade, mas quando o governo Flávio Dino, que é um governo municipalista, entende que o Estado não desenvolve sozinho, sem os municípios, todos saem ganhando”, pontuou a prefeita.

Ao final da reunião, ficou acertada a ida das equipes da Fesma, juntamente com técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (SES), novamente para a cidade de Cururupu para realizar uma semana de capacitação, com foco no Planeja AB, utilizando a metodologia da Planificação da Atenção Primária.

Posts Relacionados Mais do autor

Comentário

Seu endereço de email não será publicado.