Em Entrevista, o Secretário de Educação de Serrano do Maranhão fala dos desafios, das Realizações e das Ações a serem Implementadas

1

SERRANO DO MARANHÃO – O portal ICURURUPU esteve na manhã desta sexta-feira (18), na cidade de Serrano do Maranhão, município este localizado à 479 km da capital São Luís. Serrano do Maranhão é um município brasileiro do estado do Maranhão. Até 1994, a região fazia parte do município de Cururupu, e era denominada Povoado Serrano. Sua população é predominantemente rural, segundo o IBGE/2010 sua população é de aproximadamente 10.924 habitantes. 

Em entrevista concedida com exclusividade ao portal ICURURUPU, o secretário municipal de educação, Carlos Pinheiro, o qual assumiu a pasta recentemente, relata os desafios enfrentados pela atual gestão, as dificuldades financeiras pela qual passa o país e que afeta o desenvolvimento de políticas educacionais, bem como as ações que o governo municipal vem tomando para restabelecer a condição de melhoria no município, seja na educação, na saúde, e no desenvolvimento como um todo, Pinheiro ainda destacou o importante trabalho exercido pela ex secretária de educação do município, Marileide Costa e do empenho incansável do atual prefeito, Jonhson Medeiro Rodrigues, mais conhecido por “Maguila” para melhorar a condição educacional do município. Eleito em 2016, “Maguila” tem 39 anos de idade e é filiado ao Partido Socialista Brasileiro (PSB).

Confiram na íntegra a entrevista concedida pelo secretário de educação ao portal ICURURUPU.

Atraso no pagamento de salário dos professores

O secretário esclareceu que de fato houve uma conjuntura [circunstância], que levou ao município a atrasar especialmente os salários dos servidores contratados, entre as razões o secretário destacou a situação econômica do país, onde os municípios tiveram significativas perda de recursos. O secretário ressaltou ainda que esta situação [atraso] foi equacionada [ superada] e que isso só foi possível com planejamento, ações efetivas de todos os entes envolvidos, para Pinheiro, é uma satisfação que nesse momento tanto os professores contratados, quantos os efetivos estão com seus vencimentos em dia, ainda segundo o secretário esse é um empenho que o prefeito vem fazendo para que essa situação fique no passado e não mais aconteça, o secretário disse ainda que salário é a sobrevivência dos servidores, razão pela qual o município está empenhado e alinhado em 2018 para que esse atraso não aconteça novamente. 

Diálogo com o sindicato que representa os servidores de Serrano do Maranhão

O secretário destacou nesse tocando que é professor do município, fez questão de esclarecer que é sindicalizado e que pelo fato de ser professor isso lhe permite uma relação dinâmica com o sindicato, pois conhece das necessidades dos professores uma vez que até recentemente estava na condição de docente.

Carlos Pinheiro reconhece a importância da ação do sindicato enquanto entidade de representação da classe, inclusive na defesa dos direitos dos professores. Disse ainda que, a ação do sindicato ajuda significativamente nas ações da secretaria de educação, nesse tocante o secretário finalizou dizendo que há sim uma pré disposição tanto do sindicato quanto da secretaria em continuar mantendo um diálogo permanente afim de resolverem problemas de interesse dos professores e dos demais servidores do município.

Ações que estão sendo tomadas para melhoria da educação do município em 2018

Neste particular, o secretário fez questão de destacar que as ações de melhorias decorrem de vários agentes, várias metas e proposições, entre as ações o secretário destacou a adequação e restruturação da equipe pedagógica, para o secretário, é hora de descer para o “chão da escola”, ou seja, partir para ações concretas que venham de fato trazer o resultado desejado. Ainda segundo o secretário, a restruturação irá contemplar a melhoria de condição de trabalho para os profissionais da educação em geral.

Ainda como ação que já estão em curso ou realizadas o secretário destacou a intervenção no Centro de Ensino Fundamental Sagrado Coração no povoado Mocal, o Centro de Ensino Fundamental Alvaro Almeida Filho no povoado Portinho, a escola São João Batista no povoado Deus bem Sabe, Rio de Peixe e na Escola Trajano Marques no povoado de Cabanil. Carlos Pinheiro destacou ainda que após a conclusão das intervenções nos povoados, será  a vez das atividades acontecerem na sede do município, na Escola Castro Alves e Santo Dumont.

Segundo Pinheiro, mesmo com essas intervenções o ano letivo não será prejudicado, pois a secretaria tomará todas as medidas necessárias para que nenhum aluno seja prejudicado. 

O secretário ainda destacou a parceria entre o município, o qual o prefeito assinou junto ao governo do Estado para a inserção dos jovens que estão acima de 18 e abaixo de 30 anos que ainda não concluíram o ensino fundamental, o curso além de permitir a conclusão do ensino fundamental vai permitir que esses jovens tenham uma profissão. O curso irá acontecer a noite na Escola Santo Dumont na sede do município.

Ainda como ação de melhoria, o secretário destacou a implementação a partir de julho da melhoria na merenda escolar, disse ainda que já foi dado início nas tratativas juntamente com os fornecedores e com o setor de nutrição do município. Todas essas ações visam a logo e curto prazo a melhoria substancial na qualidade do ensino do município de Serrano do Maranhão, pois segundo o secretário essa é uma determinação do prefeito Maguila. 

Ainda sobre as questões pedagógica, o secretário destacou que será decentralizado, e que as ações vão acontecer por pólo, desta forma os professores não mais precisaram se deslocar tanto, pois a formação será realizar no próprio pólo o qual o professor estiver ligado, as ações e políticas da secretaria será levada até os pólos. Outro ponto destacado pelo secretário foi a questão das vagas, em razão da grande demanda, o secretário anunciou que está previsto a construção de cinco [5] novas escolas no município. Destacou ainda a parceria da prefeitura e o governo do Estado que resultará na construção de uma escola Quilombola para o ensino médio no bairro Campinho na entrada da cidade de Serrano do Maranhão. Afirmou ainda que será retomada a construção da Creche na sede do município.

Por fim, o secretário destacou o compromisso do prefeito na melhoria das estradas que ligam os povoados e o município no sentido de melhorar o acesso dos alunos com dignidade, para ele [secretário] nada adianta ter ônibus, escolas e professores se o acesso também não for melhorado. Sensível a esta situação, o município não irá medir esforços na melhoria das estradas, pois é uma determinação do prefeito do município. 

Escola Digna 

O município de Serrano, institucionalizou o Escola Digna enquanto programa de governo, Gestão Educacional, Avaliação institucional e da Aprendizagem e o eixo que transversaliza os demais – Pesquisa, Ciência e Tecnologias. No contexto do Programa Escola Digna enquanto macropolítica de educação, a Secretaria de Estado da Educação do Maranhão juntamente com os município parceiros do programa busca promover ações voltadas para a qualificação e formação continuada dos profissionais da educação. Nesse sentido, considerando que o desenvolvimento de um processo educativo de qualidade passa pela elaboração de uma política de educação construída de maneira coletiva, a fim de apontar, estrategicamente, ações que desencandeem a melhoria na qualidade do ensino e da aprendizagem, o prefeito de Serrano do Maranhão não mediu esforços em aderir ao programa.

Como prova de uma política voltada para a melhoria do ensino aprendizagem, proposta pelo programa Escola Digna, Serrano do Maranhão foi contemplado com quatro [4] Escola Digna, isso foi fruto de grande empenho do atual prefeito junto à esfera estadual. Os gestores e coordenadores que irão trabalhar no programa Escola Digna terão qualificação dado pelo governo do Estado através da SEDUC, os professores também receberão qualificação.

O secretário destacou o empenho do prefeito Maguila junto ao governo do Estado para que o município pudesse ser beneficiado com o programa. Os povoados contemplados nessa etapa foram o de Nazaré, Boa Esperança II, Boa Vista e Olho D´água, todos receberam escolas de alvenaria e com toda infraestrutura que o programa prevê. O papel do município foi fundamental nesse processo, pois além das ações correlatas ao programa, o município cedeu o terreno para construção das escolas. 

Inauguração

Segundo o secretário, as inaugurações das Escolas Dignas deverão acontecer já na próxima semana, pois estão sendo feito pequenas ações que lhe permite dizer que já na próxima semana as escolas serão inauguradas e entregue ao município. Carlos destaca a alegria das pessoas dos povoados contemplados com as escolas, pois era um sonho antigo dessas comunidades, que durante anos estudavam em escolas de taipa, nem as condições adequadas para uma aprendizagem de qualidade, sonho esse que finalmente com medidas efetivas do município em parceria com o governo do Estado está sendo possível acontecer. 

Precatório do Fundef 

O secretário fez questão de destacar que será desenvolvido um planejamento para implementação de políticas de melhorias na educação do município em razão do precatório [ é o valor decorrente de uma ação judicial dos municípios contra a União Federal, tendo em vista que nos anos de 2004, 2005 e 2006 a União não fez corretamente os repasses para os municípios relativos ao FUNDEF. Não apenas Serrano do Maranhão, mas diversos municípios no Brasil ingressaram com ações contra a União para cobrar os valores não repassados], principalmente a questão estrutural das escolas, o secretário destacou ainda que no planejamento decorrente do valor do precatório já está sendo realizado buscando a aquisição de uma frota própria para o transporte escolar, melhorias nas escolas, melhorias essas que não será apenas nas edificações, mais na humanização dos ambientes escolares e no ambiente de trabalho dos docentes.

Ressaltou que com essas medidas e ações, o resultado será certamente um grande avanço na melhoria da educação no município, embora reconheça os grandes desafios a serem enfrentados, o secretário destacou que todos os esforços estão sendo empregados para que no menor passo te tempo possível sejam solucionados. 

” Pra fazer educação tem que ser sonhador, e é um sonho que persiste” Carlos Pinheiro secretário municipal de educação de Serrano do Maranhão. 

Posts Relacionados Mais do autor

Comentário

Seu endereço de email não será publicado.