População de Bacuri Reclamam do Péssimo Serviço Bancário no Município

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O Banco do Brasil é um banco público, que atua livremente no mercado e tem altíssima lucratividade tão ou mais elevada quanto à de bancos privados como Bradesco e Itaú entre outros. Mas o serviço do Banco do Brasil de atendimento ao público, principalmente em cidades pequenas do interior do Maranhão, como é o caso da pequena cidade maranhense de Bacuri localizada a 496 km da capital São Luís, é de péssima qualidade, pelo menos é isso que relatam os moradores da citada cidade.

Aposentados e pensionistas sentados na praça em frente ao Banco aguardando dá 09:00 horas para usarem o auto atendimento

Se a cidade é grande, com fortes investimentos, o Banco do Brasil tem ótimas agências e uma qualidade de serviço ao público que se compara ao prestado por bancos privados. Se for uma cidade pequena, pobre, o cliente que se lixe – ficam horas na fila, esperando atendimento. Muitas vezes volta pra casa sem ser atendido, relata um morador de Bacuri ouvido pelo portal ICURURUPU. 

Vejamos o caso da agência do Banco do Brasil em Bacuri (MA). O cenário ali é de horrores. A agência está sempre entupida de gente, com pessoas esperando horas para serem atendidas. É comum ver idosos e pessoas com deficiência física se espremendo no meio do público, praticamente sem nenhum tipo de atendimento especial e / ou prioridade, até mesmo pela grande demanda e a pouca oferta de atendente. 

Além desse péssimo atendimento no Banco do Brasil, Agência de Bacuri, os bacurienses relatam que o serviço de auto atendimento disponibilizado pela Agência só começa funcionar a partir das 09:00 horas da manhã, e a  partir das 17:00 horas não é mais possível fazer uso do serviço, para quem precisa usar o serviço a partir desse horário é obrigado a se deslocar até a cidade de Cururupu, para os bacurienses uma falta de respeito com a população que precisa dos serviços, especialmente as pessoas dos povoados vizinhos, que muitas das vezes quando chegam no sede no município o Banco já está fechado.

Os bacurienses pedem que a disponibilidade do auto atendimento seja  durante toda a semana, de 06h00 às 22h00, e não apenas de segunda a sexta-feira de 09h00 às 17h00 como relatam ser praticado hoje. 

Outra prática muito comum realizada pela instituição, segundo as pessoas ouvidas pelo portal ICURURUPU é a retenção de parte significativa ou até mesmo de todo o salário do trabalhador para compensar dívidas existentes entre correntista e o banco. O que pouca gente em Bacuri sabe é que esta prática é ilegal, e mesmo que autorizada pelo correntista, o banco não pode deixar o cliente em condição de penúria financeira. Esta prática é vedada pela CF, CPC e CDC, pois existem outros meios legais e judiciais disponíveis para evitar uma situação de crise financeira ao correntista.

Agência do Banco do Brasil na cidade de Bacuri Maranhão

“Trata-se de assegurar o direito ao sustento, afinal o devedor precisa comer, pagar aluguel. Além disso, há sempre a chance de o consumidor discordar da dívida com relação aos juros e demais encargos incidentes sobre o valor principal, mas esta discussão tem que ser feita na Justiça.”

Não é de hoje que o Poder Judiciário, juntamente com os órgãos de proteção ao consumidor, vem atuando fortemente contra as inúmeras condutas abusivas e arbitrárias praticadas pelas instituições financeiras entre elas o Banco do Brasil.

A conduta atual de retenção de valores constantes em contas correntes para amortizar dívidas dos correntistas. “Valores estes na maioria das vezes fruto de aposentaria, salário, pensão alimentícia, etc…, e que, de forma alguma, é permitida pela legislação brasileira por ostentarem caráter alimentar”.

Tem-se, portanto, num primeiro momento, que a instituição financeira não pode reter valores de conta bancária de correntistas devedores somente porque estão em atraso, até porque devem ser respeitadas as normas procedimentais decorrentes do princípio do contraditório e da ampla defesa, pois, do contrário, estaria fomentando o exercício arbitrário das próprias razões.

O ICURURUPU tentou por diversas vezes contato com a Agência do Banco do Brasil em Bacuri, infelizmente sem sucesso, nossa ligações não foram atendidas, tentamos contato também na superintendência estadual da instituição na capital, mais também não conseguimos contato. Deixamos o espaço para que a instituição possa se manifestar a respeito das críticas dos usuários. 

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