Programa Escola Digna Vai Mudar a Situação das Escolas nos Povoados de Serrano do Maranhão

1

Em parceria com a prefeitura municipal de Serrano do Maranhão, o governo do Estado vai entrar nos próximos dias diversas escolas no município, trata-se do programa Escola Digna, que em Serrano do Maranhão será entregue um total de quatro [4] unidades, todas construídas em parceria com o poder público municipal.

O Programa Escola Digna constitui-se como a macropolítica de educação da SEDUC e tem por finalidade institucionalizar as ações da secretaria em eixos estruturantes que subsidiam teórico, político e pedagogicamente as ações educativas da Secretaria de Estado da Educação, como política de Estado, de modo a orientar as unidades regionais, as escolas e os setores da SEDUC, dando-lhes uma unidade em termos de concepção teórica e metodológica para o desenvolvimento das práticas pedagógicas.

Dentre os eixos que compõem a Macropolítica estão: Fortalecimento do Ensino Médio, na perspectiva de uma política de educação integral e integrada, Formação Continuada dos profissionais da educação, Regime de colaboração com os municípios que institucionaliza o Escola Digna enquanto programa de governo, Gestão Educacional, Avaliação institucional e da Aprendizagem e o eixo que transversaliza os demais, Pesquisa, Ciência e Tecnologias.

O município de Serrano do Maranhão aderiu ao programa e com isso permitiu ao município ser contemplado com quatro unidades do programa, desta forma, não elevando a qualidade do ensino no município, mais principalmente a alto estima dos alunos e dos moradores do povoados onde as escolas estão sendo instaladas, uma vez que no passado as escolas eram de taipa e com chão batido, em ambiente multe seriado [diversas série em um mesmo ambiente educacional] que desmotivava os alunos em continuar sua aprendizagem.

Desse modo, a Macropolítica / Programa Escola Digna organiza as ações em eixos estruturantes, apresentando como princípios orientadores: inclusão social; o respeito à diversidade; a formação integral e integrada; a democracia e participação na gestão; a avaliação diagnóstica, formativa e processual no contexto escolar; o ensino comprometido e Aprendizagem significativa; ensino pela pesquisa e uso das tecnologias.

O prefeito de Serrano do Maranhão, senhor Maguila, afirma que esse é um momento histórico no município, e que seria muito bom se o município não precisasse dessa ação, mais uma vez sendo necessário, em razão da falta de ação de gestores passados, se sente honrado em aderir ao programa e levar aos estudantes serranenses o mínimo de dignidade, e principalmente, transformando a educação em algo prazeroso e não apenas uma obrigação constitucional.

Os povoados de Serrano do Maranhão que terão suas antigas escolas transformadas em escolas dignas são: Nazaré, Boa Esperança II, Boa Vista e Olho D´água, todos receberam escolas de alvenaria e com toda infraestrutura que o programa prevê. O papel do município foi fundamental nesse processo, pois além das ações correlatas ao programa, o município cedeu o terreno para construção das escolas entre outras ações. 

Posts Relacionados Mais do autor

1 comentário

  1. Leidiane Santos Reges Diz

    Primeiro que Nazaré não é povoado, é um Quilombo. Só lembrando que as obras estavam paradas o ano passado,e só com o documentário sobre a Educação do Quilombo Nazaré, conflitos no território, feito pela Repórter Brasil que com nosso pedido de socorro q foi solucionado. A Repórter Brasil foi quem denunciou e pediu providências se não fosse isso estaria até agora inacabada.

Comentário

Seu endereço de email não será publicado.