Guajerutiua, Uma das Ilhas Mais Bonita do Litoral de Cururupu

DA REDAÇÃO

0

Para os que conhecem, residem ou já passaram pelo litoral de Cururupu certamente nunca vão esquecer o quanto as belezas da região é sem igual. Uma dessas maravilhas ainda pouco conhecida, inclusive pelos cururupuenses, uma vez que não existem institucionalizado no município nenhuma política de desenvolvimento e fomento do turismo na Ilha, é certamente a Ilha de Guajerutiua, uma das maiores e mais bela Ilha do litoral de Cururupu.

Resultado de imagem para guajerutiua
Ilha de Guajerutiua, Reserva Extrativista Marinha de Cururupu (Foto: Reprodução / ICURURUPU)

As belezas naturais da ilha de Guajerutiua encanta a todos, trata-se de um dos povoados da reserva extrativista marinha de Cururupu, situado no norte do estado do Maranhão. Considerada uma região com a maior área de manguezais preservados, dentro das unidades de uso sustentável do Brasil, Guajerutiua possui quase 190 mil hectares. Um bioma marinho costeiro em ambiente amazônico.

No local, a pesca é a principal renda das comunidades que vivem em Guajerutiua. Até o momento já foram mapeados oito poços de desova da pesada amarela na Reserva Extrativista Marinha de Cururupu, uma nova forma de manejo para manter a conservação da espécie.

Pesca é a principal renda das comunidades que vivem em Guajerutiua (Foto: Reprodução/TV Mirante)
Pesca é a principal renda das comunidades que vivem em Guajerutiua (Foto: Reprodução/ICURURUPU)

Os extrativistas empregam na reserva o sistema de rotação, onde cada berçário fica interditado por até dois meses com base no calendário. É o modo de preservar os estoques e aumentar a renda dos pescadores de malhão, um dos tipos de pesca utilizados entre os pescadores.

A vida na ilha de Guajerutiua é peculiarmente pacata, a exemplo das demais ilhas do litoral cururupuense, a rotina da Ilha é regulada pelas marés, perfeita para quem precisa descansar e passar o dia sem se preocupar com o tempo. A cada elevação da maré árvores são tombadas em virtude da sua força. A força das marés na última estação foi tão grande que dezenas de coqueiros vieram abaixo na ilha.

Vida simples na linda Ilha de Guajerutia Cururupu (Foto: Denylson Ramos)

Os filhos dos pescadores já estão conectados com a grande rede de computadores, e por meio da internet eles mudaram o seu comportamento. As novas gerações usam a internet para apresentar ao mundo as belezas naturais da ilha de Guajerutiua, belezas essas sem igual em nenhum outro lugar, porém pouco conhecida e explorada pelo poder público com objetivo de desenvolver a região, enquanto o desenvolvimento não chega, nos resta apreciar esta beleza, desfrutar da hospitalidade de sua gente, e principalmente, vivenciar puro momento de felicidade em um senário singular, realmente é um pedacinho do paraíso, pois a tranquilidade é uma de suas marcas mais visível. 

Posts Relacionados Mais do autor

Comentário

Seu endereço de email não será publicado.