Prefeitura de Serrano do Maranhão realiza campanha de prevenção de doenças em escolas do município

Prefeitura de Pinheiro anuncia antecipação da primeira parcela do décimo terceiro salário
13 de junho de 2018
Órgão de Controle Emite Certidão que Comprova a Transparência na Gestal de Pinheiro
14 de junho de 2018

Prefeitura de Serrano do Maranhão realiza campanha de prevenção de doenças em escolas do município

Prefeitura realiza campanhas de prevenção de doenças em escolas do município (Foto: Divulgação)

SERRANO DO MARANHÃO – A prefeitura de Serrano do Maranhão, por meio da secretaria municipal de saúde, em parceria com o  governo do Maranhão, por meio da Força Estadual de Saúde do Maranhão (Fesma) realizou nesta quarta-feira (13), cerca de 428 atendimento para crianças e adolescentes da rede municipal de educação do município.

Os atendimento aconteceram nas escolas Raimundo Rodrigues; Castro Alves; Sementinha e anexos, todas na sede do município de Serrano do Maranhão. O atendimento continuará nesta quinta-feira (14), desta vez na Escola Santos Dumont.

Prefeitura realiza campanhas de prevenção de doenças em escolas do município (Foto: Divulgação)

A campanha é voltada para estudantes de 5 a 14 anos de idade matriculados no ensino fundamental do município de Serrano do Maranhão. A próxima etapa da campanha irá acontecer nos próximos dias no povoado de Portinho, conforme informou ao portal ICURURUPU a coordenadora da atenção básica do município, Laianna Ferreira Capim.

A estratégia, cujo tema é Hanseníase, Verminoses e Tracoma tem como objetivo principal o diagnóstico de doenças como hanseníases e verminose. A ação contou com equipe multiprofissional composta por profissionais da Força Estadual de Saúde do Maranhão (Fesma) e da secretaria municipal de saúde de Serrano do Maranhão, entre os profissionais estavam o médico Dr. Ricardo Reis, nutricionista Dra. Jhaynara, os enfermeiros Rômulo, Marydine, e Thalita.

Prefeitura realiza campanhas de prevenção de doenças em escolas do município (Foto: Divulgação)

A coordenadora municipal da atenção básica à saúde do município de Serrano do Maranhão, Laianna Ferreira Capim  explica que a campanha funcionará com palestras nas escolas com objetivo de identificar possíveis casos de Hanseníases e verminose, uma vez identificado alguns desses problemas de saúde a criança é medicada e será dado prosseguimento no tratamento se necessário. Ela destacou ainda que a singularidade da campanha é voltada para o empoderamento da criança, além do envolvimento da família e de professores em todo o processo.

Vale destacar, todo o atendimento acontecerá nas unidades escolares do município, daí a importância do engajamento das escolas e da secretaria municipal de educação para o sucesso do projeto. Como todos sabemos a prevenção é a melhor forma de se evitar que pessoas venham a ficar doente, especialmente as crianças e adolescentes, daí o papel fundamental dessa ação realizada pela prefeitura de Serrano do Maranhão em parceria com o governo do Estado.

Com mais essa ação, o município que tem como prefeito o senhor Maguila, busca cada dia melhorar a vida de seus habitantes.

Prefeitura realiza campanhas de prevenção de doenças em escolas do município (Foto: Divulgação)

Para o prefeito Maguila, a parceria entre o estado e o município tem trazido bons frutos a Serrano, a exemplo do programa Escola Digna, Maranet entre outros, no caso do Escola Digna serão 4 unidades a serem inauguradas nos próximos dias no município, uma conquista de sua gestão, mais especialmente uma realização do sonho dos pais das crianças que estudavam em escolas de taipa e que agora terão dignidade para estudar e aprender, ressaltou o prefeito de Serrano do Maranhão, senhor Maguila. 

A coordenadora da atenção básica do município agradeceu a contribuição de todos os envolvidos na ação, tanto os que tiveram pepel direto ou indireto, tais como os professores e os diretores das escolas onde a ação aconteceu. Por fim, destacou a ação da gestão municipal na realização desta importante mobilização em prol da saúde básica do município. 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *