Parceria entre UFMA e prefeitura de Pinheiro viabiliza carreta oftalmológica para o município

0

PINHEIRO – A região da Baixada maranhense, mais precisamente o município de Pinheiro, maior cidade da região e a 341 km da capital São Luís recebeu nesta quarta-feira (5), a carreta de oftalmologia que irá funcionar em parceria com a Universidade Federal do Maranhão e a prefeitura de Pinheiro. Os Consultórios Itinerantes são baús com consultórios ligados a carretas (unidades móveis). 

A Carreta da oftalmologia, fruto de uma parceria da prefeitura de Pinheiro e UFMA, chegou na cidade e já começou sua instalação.

Em abril deste ano o Prefeito Luciano assinou um convênio com a Universidade para instalação de um Consultório Itinerante em Pinheiro cumprindo assim mais uma promessa de campanha.

“O Consultório Itinerante Oftalmológico, através dessa parceria com a prefeitura, vai suprir essa especialidade não só para a população de Pinheiro, mas também para toda a região da baixada por meio de pactuações que iremos fazer através da CIB- Comissão dos Intergestores Bipartide.” Disse o prefeito Luciano.

A carreta da oftalmologia funcionará no Centro de Especialidades Médicas de Pinheiro – CEMP por um prazo de 03 anos podendo ser prorrogado ou revogado de acordo com as cláusulas do convênio.

“As pessoas precisam se deslocar por longos caminhos para ter uma receita de óculos. Ao mesmo tempo, o Sistema Único de Saúde (SUS) vem se estruturando, tendo como base os hospitais universitários que, na hierarquização do SUS, devem atender casos mais complexos”

Um dos objetivos da parceria que permitiu a instalação do consultório itinerante será a prevenção de problemas oftalmológicos por meio de acompanhamento, monitoramento e diagnóstico precoce. A unidade móvel irá realizar exame geral nos pacientes, e tem capacidade para fazer avaliação para detectar catarata, glaucoma, problemas de retina e diagnosticar outros tipos de doenças oculares.

Com equipamentos e profissionais altamente capacitados, a carreta em instalada em Pinheiro no Centro de Especialidades Médicas de Pinheiro (CEMP), irá suprir uma demanda reprimida do município e da região.  

Os casos de miopia e astigmatismo entre outros problemas da visão são muito comuns, com esta parceria o que se busca é antes de mais nada o diagnóstico precoce e a possibilidade de tratamento dos problemas identificados.

Posts Relacionados Mais do autor

Comentário

Seu endereço de email não será publicado.