Cururupu receberá o mutirão do Glaucoma do governo do estado

DA REDAÇÃO

0

CURURUPU – Uma excelente notícias para os cururupuenses, especialmente para aqueles que precisam de consultas e / ou tratamentos oftalmológicos, pois o município receberá na próxima sexta-feira (13), o mutirão do glaucoma. O Mutirão do Glaucoma já percorreu mais de 180 cidades e atendeu 103 mil pessoas no Maranhão. Foram exames, consultas e medicação para prevenir e tratar essa doença que põe em risco a visão de até 3% da população brasileira acima de 40 anos.

O serviços de prevenção e tratamento do glaucoma são oferecidos pelo Governo do Estado. Causada pela lesão do nervo óptico e relacionada à alta pressão ocular, o glaucoma pode causar sérias alterações no campo visual. Quando não tratado, pode levar à cegueira. Com o objetivo de intensificar a busca ativa e prevenção, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) realiza o Mutirão do Glaucoma em Cururupu nesta sexta-feira (13). O atendimento terá início as 14h no auditório da Secretaria Municipal de Saúde de Cururupu, situada na Rua Ático Seabra, Centro da cidade.

“O mutirão do glaucoma amplia a assistência à população realizando os atendimentos próximo das pessoas. É uma estratégia que busca prevenir, tratar e acompanhar o paciente, garantindo total cuidados com a saúde ocular”, ressalta o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.

Atendimentos

O mutirão realiza consultas e exames específicos para detecção do glaucoma, bem como de outras patologias da visão, como catarata. Para os casos positivos, é feita distribuição de medicação gratuita. Durante a ação, também é feito o acompanhamento dos casos diagnosticados em edições anteriores.

Ao se apresentar para consulta, o paciente precisa levar cópia de documento de identidade, cartão do SUS e comprovante de endereço.

Segundo especialistas e autoridades de saúde, a melhor maneira de prevenir o glaucoma é consultar um médico oftalmologista pelo menos uma vez por ano. Mesmo sendo uma doença crônica e sem cura, o Glaucoma é tratado com o uso de colírios, que controlam a pressão intra-ocular e impedem o avanço da doença.

Pessoas que têm parentes portadores de glaucoma, indivíduos com mais de 40 anos, pacientes com alto grau de miopia e diabéticos devem estar ainda mais atentos, devendo procurar o mutirão para consulta.

Atendimento Mutirão do Glaucoma
Sexta-feira (13)

TARDE
Cururupu – auditório da Secretaria Municipal de Saúde, Rua Ático Seabra, Centro de Cururupu.

Posts Relacionados Mais do autor

Comentário

Seu endereço de email não será publicado.