Prefeito Maguila Participa do I Fórum do Selo Unicef em Serrano do Maranhão

0

O Selo Unicef é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância voltada à redução das desigualdades e à garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes. Nesta quinta-feira (12), Serrano do Maranhão, a 479 km da capital São Luís, sediou o 1º Fórum Comunitário do Selo Unicef, realizado na escola Castro Alves. 

Durante o evento foram apresentadas metodologias, reforçando os objetivos do selo, ações realizadas pelo município de Serrano, destacando que esta é mais uma ação estratégica de participação social obrigatória, o evento contou com a participação direta da Secretaria Municipal de Assistência Social, Educação e Saúde. Estiveram ativamente à frente do evento Ozelia Soares, secretária de assistência social , Kenner Luís, secretário de saúde, Carlos Pinheiro secretário de educação bem como o CMDCA.

Para Ozelia Soares o fórum propicia um espaço de discussão, para que representantes da sociedade possam discutir os indicadores das linhas de base, propor ações que melhorem os indicadores e gerar um impacto positivo nas políticas da infância e adolescência no município de Serrano do Maranhão.

O poder judiciário também esteve presente. Vinicius Junior, assessor do juiz titular da Comarca de Cururupu, Dr. Douglas Lima da Guia representou o juiz no evento, o assessor destacou  em sua fala que o juiz pediu atenção especial ao evento e colocou o poder judiciário á disposição, ressaltou ainda a importância  do Estado e da sociedade nesta rede.

© Durante o evento foram apresentadas metodologias, reforçando os objetivos do selo

Os adolescentes estavam em grande número no Fórum e segundo os mobilizadores do evento, eles são o público diretamente impactados pela política da infância e adolescência. A participação dos jovens, durante o Fórum Comunitário, nas palavras do prefeito Maguila, estimula o protagonismo juvenil.

“A participação dos jovens é importante, para que eles possam ter ‘voz’ e discutir os direitos na sociedade, principalmente este ano, que temos eleições”, disse Maguila. O selo Unicef é realizado em ações que visam melhorar as políticas de crianças e adolescentes, e procuram minimizar os impactos da desigualdade social, finalizou o prefeito. 

Carlos Pinheiro, secretário municipal de educação colocou a secretaria á disposição para a construção das políticas públicas afirmativas bem como para o desenvolvimento para crianças e adolescentes do município.

Luís Fernando, adolescente representando a juventude agradeceu a todos e destacou o empenho das autoridades nas articulações das políticas voltada para os jovens. Representando o secretário de saúde, Laianna Ferreira Capim – coordenadora municipal da atenção básica à saúde do município de Serrano do Maranhão fez questão de destacar a disponibilidade da secretaria para o desenvolvimento das ações no município, especialmente na área da saúde.

© Centena de jovens e adolescentes participaram do primeiro fórum comunitário do selo Unicef em Serrano do Maranhão

Enilde aproveitou o evento para destacar que o fórum discute e vai melhorar as políticas públicas no município com foco nas crianças e adolescentes, ressaltou que o Unicef vai acompanhar o município na melhoraria continua dos indicadores que no final se transformará em melhorias. Para Zana Santos, secretária de igualdade racial, as dificuldades enfrentadas são muitas, mais que a união da sociedade e do poder público mudará a realidade.

O evento contou ainda com as presenças dos representantes do legislativo municipal, são eles: João Batista, Neguinho da Juçara, Egnélio, Israel, Neilson, Noir, Walter Pinto e Wilton. 

Sobre o Selo Unicef

O Selo Unicef é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância voltada à redução das desigualdades e à garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes previstos na Convenção sobre os Direitos da Criança e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), e é realizado em áreas que concentram o maior número de meninos e meninas em situação de vulnerabilidade.

A iniciativa contribui para que o Brasil alcance os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) relacionados à população de até 17 anos, que reduza as disparidades regionais e avance na universalização dos direitos. A metodologia combina capacitação de atores municipais, aprimoramento dos mecanismos de gestão local e mobilização social, com a ampla participação comunitária, principalmente dos adolescentes.

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Posts Relacionados Mais do autor

Comentário

Seu endereço de email não será publicado.