Shows promovidos pela Prefeitura marcam os 406 anos de São Luís; Alceu Valença é uma das atrações

Aliados escondem Temer em campanhas eleitorais
7 de setembro de 2018
Ministério Público do Trabalho lança edital de seletivo de estágio; Inscrições começam nesta segunda-feira (10)
8 de setembro de 2018

Shows promovidos pela Prefeitura marcam os 406 anos de São Luís; Alceu Valença é uma das atrações

Prefeitura celebra aniversário de 406 anos de São Luís com shows sexta-feira (7) e sábado (8) na Praça Maria Aragão

SÃO LUÍS – Para comemorar o aniversário de São Luís, a Prefeitura oferecerá uma programação cultural especial com shows e passeios pelo Centro Histórico da cidade. A proposta da gestão do prefeito Edivaldo é, através de uma agenda diversificada, reunir a população para celebrar os 406 anos da cidade. Na Praça Maria Aragão, os shows acontecem nos dias 7 e 8 de setembro e, ao longo do mês, as ações do Programa Reviva movimenta o Centro Histórico com passeios e apresentações que enaltecem a riqueza histórica e cultural da capital maranhense.

O secretário municipal de Cultura, Marlon Botão, destaca que a programação foi planejada para atrair um público diversificado. “A gestão do prefeito Edivaldo está pautada em valorizar a cultura local e fazer um intercâmbio com a cultura nordestina. A exemplo do que fizemos no São João, iremos trazer o Alceu Valença que é um artista de grande repercussão, querido pelo público nacional, além de shows com artistas da terra, para, desta maneira, projetar São Luís para o Brasil inteiro como uma cidade berço cultural”, disse o titular da Secult.

A programação cultural do aniversário da cidade começa nesta quarta-feira (5), na Praça Nauro Machado, com a comemoração do Dia Municipal do Regueiro. O projeto já acontece há 12 anos e é organizado pela Comissão Integrada do Reggae e Turismo e pela Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult). Este ano, a programação contará com shows de bandas de reggae, equipes de vinil, DJs, grupos de dança, artesanato, trancistas e penteados afro, moda reggae e culinária.

O palco da Praça Maria Aragão recebe sexta-feira (7), véspera do aniversário da cidade, os shows dos artistas locais Carlinhos Veloz, Mano Borges, Tutuca, César Teixeira, Fernando de Carvalho e Trio 1, 2, 3, com Milla Camões, Tássia Campos e Camila Boueri. O cantor nordestino Alceu Valença é uma das grandes atrações da noite e se presenteará ao público com canções como ‘Anunciação’, ‘La Belle de Jour’, ‘Morena Tropicana’, ‘Girassol’ e ‘Coração Bobo’, entre outras. A programação tem início às 18h30.

TERRA DE ADORAÇÃO 

No sábado (8), dia do aniversário da cidade, a população esta convidada a participar do show de adoração e louvor. Os shows começam a partir das 16h30, quando sobem ao palco o cantor católico Clay Viana e o Padre João Carlos. A partir das 18h30, a celebração fica por conta dos grupos locais Marcados Pela Promessa e Forró de Crente e da cantora Lídia Caroline. O palco da Maria Aragão recebe ainda os cantores nacionais Maurício Paes, Denise e Bruna Karla e a banda cristã Preto no Branco, conhecida por músicas como ‘Ninguém Explica Deus’ e ‘Os Sonhos de Deus’.

HISTÓRIA E CULTURA 

Os eventos Sarau Histórico, Roteiro Reggae e Passeio Serenata fazem parte do programa Reviva, executado pela Prefeitura com o objetivo de promover a valorização do Centro Histórico de São Luís. Com edições que acontecem ao longo do ano, atraem a atenção de turistas e moradores, que se encantam com a riqueza patrimonial, histórica e cultural da cidade.

O programa é coordenado pela Secretaria Municipal de Turismo (Setur). “Não há jeito melhor de comemorar o aniversário da cidade do que enaltecendo a beleza da nossa história e da nossa cultura. São Luís merece todas essas homenagens, afinal é uma cidade linda que encanta a todos que por aqui passam”, destaca a secretária municipal de Turismo, Socorro Araújo.

A programação cultural em comemoração ao aniversário da cidade começa na quinta-feira (6), com o Sarau Histórico, que será realizado às 19h, na Praça Benedito Leite. O evento reúne teatro, música e poesia e a edição especial de aniversário da cidade tem como tema “A Ilha Encantada”. O espetáculo apresentará ao público lendas da capital como a da serpente encantada, e as histórias de Ana Jansen e do Rei Dom Sebastião, além de outras que fazem parte do imaginário da população ludovicense.

Já no dia 12 de setembro será realizado o Roteiro Reggae. Por meio do passeio por ruas do Centro Histórico, o público é levado a conhecer lugares e histórias que deram a São Luís o título de “Jamaica Brasileira”. Durante a ação, que conta com apresentação de grupo de dança do ritmo, um guia conduz os visitantes aos lugares que foram representativos para a história do reggae e que fazem a cidade ser conhecida como a capital brasileira do reggae.

Também em comemoração ao mês de aniversário da cidade acontece uma edição especial do Passeio Serenata, outra atividade que contribui de forma significativa para a valorização da história e da cultura local. O passeio, realizado no dia 19 de setembro, sai às 19h da Praça Benedito Leite e percorre ruas do Centro Histórico apresentando ao público a história de São Luís através de músicas regionais e do cancioneiro popular e personagens da história ludovicense, em inserções durante o passeio.

A Prefeitura também está apoiando a tradicional Procissão dos Orixás que deverá reunir centenas de pessoas e representantes de povos de axé e comunidades tradicionais de matriz africana, para comemorar o aniversário de São Luís e, ainda, a devoção a São Luís Rei de França, e acontece no próximo sábado (8). O cortejo terá inicio às 18h saindo da Avenida Pedro II para seguir em caminhada até a Igreja do Desterro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *