Em Cururupu o Centro de Hematologia do Maranhão (Hemomar) irá realizar coleta de sangue

0

CURURUPU – O Centro de Hematologia do Maranhão (Hemomar) da regional de Pinheiro irá realizar nesta quarta-feira (12) uma ação que visa coletar de sangue para suprir a necessidade da região de sua competência. O Hemomar está em campanha em toda a região da Baixada e Litoral Norte Maranhense com objetivo de aumentar o estoque do seu banco  de sangue,  a unidade de Pinheiro é responsável pela coleta na região. 

O local da coleta em Cururupu será na Unidade Básica de Saúde (UBS), Flávio Silva das 08 às 17 horas. A exemplo dos outros municípios onde a ação já aconteceu, o Hemomomar conta com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Cururupu.

No último dia 05, o Hemomar realizou uma  ação semelhante de colata de sangue na cidade de Alcântara em parceria com a Igreja Batista. A enfermeira Ana Paula, diretora do Hemomar em Pinheiro destaca a importância da ação extraordinária nos municípios, uma vez que a região precisa manter um estoque de pelo menos trezentas (300) bolsas por mês.

A diretora esclarece que durante o período de verão aumenta a procura por sangue devido aos acidentes ocasionados pelo uso abusivo de bebidas alcoólicas. “Estamos sempre fazendo  esforço para aumentar o estoque de sangue em virtude do aumento do número de acidentes automobilísticos” disse a diretora.

“ A necessidade de utilizar o sangue doado é maior do que a quantidade de doadores e essa necessidade vem aumentando a cada dia. As doações não acompanham a demanda. 

Para doar

De acordo com o Hemomar, os doadores devem apresentar documento oficial, com foto, expedido por órgão público; estar bem de saúde; ter ente 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos e menores só doam mediante autorização do responsável maior de idade; pesar acima de 50 kg; dormir bem nas últimas 24h; não estar em jejum; não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes da doação e não ter se exposto a situação de risco que favoreça a contaminação por doenças transmissíveis pelo sangue, como permanência em prisões, uso de drogas injetáveis, vida sexual promíscua e outras. Em cada doação, são realizados exames que incluem pesquisa para hepatite B e C, Doença de Chagas, AIDS, Síflis e outras doenças.

Saiba mais

O corpo de uma pessoa possui em média cinco litros de sangue. Na doação, a quantidade coletada é de 450 ml. Toda pessoa saudável pode doar sangue sem prejuízo à saúde, com intervalo de 90 dias para as mulheres e 60 dias para os homens.

Posts Relacionados Mais do autor

Comentário

Seu endereço de email não será publicado.