Prefeitura de Serrano do Maranhão está realizando importantes obras no município

SERRANO – Os moradores da sede de Serrano do Maranhão, bem como dos povoados de Portinho, Pachibal, Arapiranga entre outros, foram contemplados com um pacote de obras do governo municipal nas áreas de educação e saúde. Em visita na região na última segunda-feira (21), o portal ICURURUPU pode constatar os avanços das obras que já se encontram em fase adiantada, com previsão de inauguração ainda este ano.

Em entrevista ao ICURURUPU, o prefeito Maguila ressaltou que, além das Unidades Básicas de Saúde de Arapiranga e Portinho, bem como das Escolas que estão sendo construídas na sede do município; Pachibal e Portinho, a prefeitura tem feito uma série de intervenções na região, contemplando diversos serviços, Maguila destacou ainda a satisfação em dizer que no caso das escolas as obras contam com recursos próprios do município, ou seja, sem contra partida de convênios.

Unidade Básica de Saúde em construção no povoado Portinho – Serrano (Foto: ICURURUPU)

No transporte escolar o município caminha rumo à autossuficiência, pois ainda em outubro de 2018 o município adquiriu nada menos que 4 novos ônibus que aos poucos vai devolvendo aos alunos a dignidade no transporte escolar.

Ainda em 2018 importantes obras foram entregue para a população de Serrano, vale destacar que a atual gestão completou vinte e quatro meses e já é perceptível algumas mudanças no município. Entre as importantes obras estão as Escolas entregue em 2018 num total de 3 escolas novas em parceria com o Governo do Estado através do programa Escola Digna bem como a primeira fase da revitalização da iluminação pública do município.

Em tempo de crise, em que se reclama da escassez de recursos, Maguila tem conseguido driblar o pessimismo e levar aos cidadãos serranenses importantes obras, com recursos próprio o município está construindo três novas escolas, sendo uma na sede do município, uma no povoado  Pachibal e outra no povoado de Portinho região portuária do município.

Escola municipal em construção no povoado Portinho – Serrano (Foto: ICURURUPU)

No caso de Portinho, além da escola já em estado avançado de construção onde conta com 100% de mão de obra local, impulsionando a economia do povoado foi possível constatar o avançado estado de construção da primeira Unidade Básica de Saúde da história do povoado, a obra é uma parceria entre a prefeitura de Serrano e o governo federal, pois o recurso tem como origem o Ministério da Saúde cujo montante ultrapassa os trezentos mil reais. Já na unidade escolar são mais de um milhão investido de recursos próprios do município.

Maguila destacou ao ICURURUPU a importância das duas obras para o município, especialmente para a população de Portinho e região, o prefeito esclarece ainda que Portinho é o maior povoado do município e na visão dele, sempre esquecido nas gestões anteriores, Maguila destaca que se pensasse apenas como político e não como gestor certamente não estaria realizando essas importantes obras na localidade, pois na eleição municipal teve poucos votos na região o que não lhe impediu de buscar soluções para os problemas diários da população.

O prefeito fez questão de destacar que sua maior alegria é poder melhorar a condição de vida de seu povo, independentemente de conotação política partidária. “Comecei minha vida política em Portinho, o trabalho começou com a colônia de pescadores e aqui lancei meu nome para vereador do município, muito não sabem, mais a minha relação com Portinho é muito forte, e principalmente com as pessoas que aqui  residem”, destacou o prefeito.

Pessoas ouvidas pelo ICURURUPU que preferiram não se identificar, foram categórica em afirmar sua alegria com o estado avançado das obras, segundo eles, isso eram uma demanda antiga dos povoados que em muitas gestões foram esquecidas. O senhor Antonio Carlos de Serrano do Maranhão, destacou que no local onde hoje está sendo construída uma nova escola ampla e moderna, no passado aconteceu o contrário, pois a escola que havia no bairro foi desativada, Antonio Carlos se diz entusiasmado e não ver a hora da escola ser inaugurada.

Para a senhora Maria José dos Santos do povoado Portinho, a concretização da Unidade de Saúde de Portinho irá representar um marco importante na história do povoado, uma vez que hoje é necessário se deslocarem pra Cururupu ou pra sede no município, ter uma unidade no próprio povoado, perto da família e dos amigos contribuirá e muito para a melhoria da condição de cada morador, disse a moradora.

Tanto a Escola da sede do município quanto a do povoado de Portinho já estão na reta final de construção. Inclusive a da sede já recebeu cobertura, a exemplo das Unidades Básicas de Saúde que já estão na fase final de construção, a obra menos adiantada é a de Pachibal, porém está dentro do cronograma de execução.

ATRASO DE SALÁRIO

Maguila aproveitou para destacar sua preocupação em regularizar o salários dos 60% dos servidores da educação que está em aberto, segundo ele, os profissionais tem toda razão de revindicarem seus vencimentos, e que se dependesse unicamente de suas vontades já teria resolvido. Na visão do prefeito isso se deu em razão do município ainda está aguardando a complementação do governo Federal, segundo o prefeito, tão logo isso aconteça irá imediatamente regularizar a situação.

Maguila informou ainda que as demais categorias estão totalmente com suas remunerações em dias. A exemplo de outros municípios da região, Serrano não conta com receita própria suficiente para suportar a folha de pagamento, e como dezembro é um mês crítico para as gestões municipais, o gestor afirma que esses ingredientes são sem dúvida os responsável pelo problema, Maguila destacou ainda que na presença das autoridades competentes, bem como dos representantes dos servidores foi feito um acordo verbal que ainda está dentro do prazo e está empenhado a cumprir.

Há muito por fazer no município, mais não há dúvida que as obras em andamento ajudarão e muito a melhorar a condição humana dos beneficiados direto ou indiretamente pelas obras.