Editorial: o litoral de Cururupu e suas belezas estáticas ao desenvolvimento econômico

O crescimento do mercado mundial de turismo apresenta inúmeras oportunidades para muitos países, o Brasil é certamente um dos países no mundo com um dos maiores potenciais para essa industria que só cresce em várias regiões.  No Maranhão não é diferente, mais vamos falar especificamente de um dos litorais mais bonitos e intocáveis do estado, estamos falando das belas e singulares ilhas do litoral de Cururupu, localizada no litoral ocidental maranhenses. São dezenas de Ilhas que agonizam ao passo que o desenvolvimento sustentável do turismo não chega, infelizmente ao logo dos anos nunca existiu uma política para o desenvolvimento de uma das industrias que mais cresce no mundo – o turismo.

Aproveitar as vantagens competitivas naturais da região parece trivial, pelo menos é assim que pensam os nativos e os visitantes que se aventuram sem a mínima infraestrutura a conhecer a região. No entanto, a realização do potencial econômico do turismo no  município está longe de ser alcançado, embora apresentem vantagens naturais.

Nesse contexto, Cururupu é um caso paradigmático. Mesmo sendo detentor de uma beleza sem igual em seu litoral, um povo hospitaleiro e uma cultura sem igual, o município ainda atrai um número reduzido de turistas, principalmente se comparado com outras cidades do mesmo porte e com as mesmas características. A compreensão das dinâmicas e das características dessa indústria, num contexto comparativo, é crucial para formular uma estratégia de turismo que busque melhorar o posicionamento do município num mercado em expansão.

Em 2020 teremos eleição, é necessário que os eleitores cobre os postulantes ao cargo de prefeito do município uma plataforma que visem a fomentação de uma arrojada política do turismo, onde seja considerado a preservação das belezas naturais e ao mesmo tempo que esta possa gerar renda e riqueza para seu povo, a preservação se faz necessária para a contínua e equilibrada relação entre desenvolvimento e economia, todavia, do jeito que está não pode continuar, o município economicamente depende da pesca, do comércio e principalmente do poder público, no entanto quanto mais investimento em uma das indústria mais limpa e produtiva que existe, aos pouco essa dependência tende a diminuir, e principalmente, vai gerar renda e emprego para toda uma população, atraíndo novos negócios e investimentos para o município.

Outra industrias que não recebe uma atenção adequada no município é a de fabricação de embarcações artesanais, uma das mais importante do Estado do Maranhão. Infelizmente os representantes do povo estão muito mais ligados às “picuinhas” políticas, e a preservação dos statos quo ao passo que preterem ao desenvolvimento, quem critica vira alvo, quem elogia ganha promoções, já ao povo e ao desenvolvimento fica apenas na boa intenção ou na tentativa sem fundamento de responsabilizar gestões pretérita. De certo como, e já dito aqui, nunca foi feito uma política nesse sentido, seja no passado ou no presente, mais o momento é de fazer diferente, e não de nos lembrar das “mazelas” e erros do passado. 

Cururupu tem todos os ingredientes para se transformar em uma “Barreirinhas da vida”, no entanto é necessário vontade política para tal. Como prova dessa decadência e da falta de objetividade, está o aeroporto da cidade, que para as novas gerações restou apenas o nome, visto que lá não decola mais absolutamente nada, ao contrário, aos pouco está se transformando em mais uma ocupação desordenada característica de cidade onde o poder público municipal faz de tudo pra não se imiscuir [intrometer-se ou tomar parte em algo] nas demandas do município, apenas em se promoverem em detrimento de ações que em muitos casos nem suas são. 

Cururupu é uma cidade secular, sempre foi administrada por pessoas consideradas de bem e de poder aquisitivo importante, sejam filhos da cidade, ou aqueles que ali residiram e fizeram família, fato que todos sem exceção conhecem o potencial turístico que o município ostenta, no entanto ainda não buscaram condições pra que isso seja transformado em riqueza e desenvolvimento ao seu povo. Questões pontuais ao longo do tempo tem sido feito, no entanto os resultados são insuficientes. 

Como prova disso são as formas de acesso às Ilhas por exemplo, que como se não bastasse as péssimas estradas, que no verão é poeira e no inverno cratera, carece de regularidade, bem como infraestrutura para acomodação de quem deseja conhecer nossas lindas e importantes Ilhas. Mesmo se tratado de unidade de preservação, e / ou Reserva Extrativistas, isso não pode significar empecilho ao desenvolvimento sustentável, em suma o que falta mesmo é interesse público. 

É bem verdade que o ramo turístico modifica o espaço geográfico, pois para atender o turista é preciso criar infra-estruturas e direcionar mão-de-obra especializada, mas é importante destacar que o turismo exerce uma função importante em cidades turísticas, pois as características e a identidade do lugar são preservadas. 

Por fim, cabe destacar que, na média, de cada 11 empregos um vem da indústria turística, cujos rendimentos superam a indústria automobilística, do petróleo e dos alimentos. Trata-se de um filão que até hoje Cururupu não soube explorar.

 

Raimundo Nonato Pereira,

Bacharel em Direito, Especialista em Docência do Ensino Superior, Pós Graduado em Sistema Prisional, Medida Socioeducativa e Direitos Humanos, Executivo de Contas da MOB TELECOM e Diretor Geral do PORTAL ICURURUPU.