Povoado de Monte Alegre em Cururupu ganha internet gratuita à população

CURURUPU – Os moradores do pequeno povoado de Monte Alegre, zona rual de Cururupu comemoram um feito histórico no povoado, trata-se da implantação do primeiro ponto de internet gratuito instalado no povoado. A ação é do vereador Daniel Louzeiro, filho do povoado. A comunidade é a primeira do município a receber esse tipo de serviço custeado por um vereador.

“Vivemos uma era em que a internet é essencial para que possamos aperfeiçoar o processo de acesso a direitos. Isso se refere à comunicação e à informação, mas também se refere à educação, a serviços públicos de um modo geral”, comentou ao ICURURUPU o vereador Daniel Louzeiro.

Ainda segundo o vereador, essa é uma ação que visa levar especialmente aos jovens a possibilidade de se conectarem com o mundo, e principalmente, de fazerem uso de um direito básico, que é o acesso a informação.

É um direito tipicamente do século 21 que aos poucos se atende ao povoados, embora tardia, é importante ressaltar a importância da ação, pois desta forma permite que a comunidade se comunique, e principalmente, tenha acesso a direitos fundamentais, que de outra forma não seria possível.

O portal de notícias ICURURUPU, vem dinamizando o acesso a internet em Cururupu desde de 2017, já são cinco pontos distribuídos no município, sendo quatro na sede (Areia Branca, Rodoviária, Praça Dô Carvalho e Rua do Piche), e um na Ilha de Caçacueira, com esse novo ponto implantado pelo vereador, já são sete os pontos gratuitos de acesso a internet em Cururupu, sendo cinco da iniciativa privada (ICURURUPU), um do governo do Estado (Maranet) e agora no povoado Monte Alegre, por iniciativa do vereador Daniel Louzeiro. 

Segundo o vereador, a forma de acesso é muito simples, pois existe em vários pontos da comunidade a senha para acesso gratuito ao serviço, desta forma, basta ter a cesso a senha e se conectar, não é cobrado nenhum taxa da comunidade. O Wi-fi disponibilizado usa tecnologia via satélite.