Vereadora cobra implantação do Proerd na cidade de Cururupu

O Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) consiste num esforço cooperativo estabelecido entre a Polícia Militar, a Escola e a Família. O programa visa preparar crianças e adolescentes para fazerem escolhas seguras e responsáveis na autocondução de suas vidas, a partir de um modelo de tomada de decisão. Por meio de atividades educacionais em sala de aula, o policial militar devidamente capacitado, fornece aos jovens as estratégias adequadas para tornarem-se bons cidadãos, resistir à oferta de drogas e ao apelo da violência. Com ações direcionadas a toda a comunidade escolar, aos pais e / ou responsáveis, o Proerd também promove a inclusão da família no processo educacional e de prevenção.

Pensando nisso, a vereador Hellen Maravilha (PCdoB), encaminhou ainda em 2017 à câmara de vereador o requerimento 061/2017 de sua autoria o qual foi prontamente aprovado por unanimidade pelos vereadores com objetivo da implementação no âmbito do município de Cururupu o Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd). Passado quase dois anos após a aprovação do requerimento, o executivo municipal não tomou as medidas necessárias para a implementação do importante programa, afirma a vereadora. 

Diante do que chama de inércia da gestão municipal, a vereadora afirma que foi buscar reforço junto ao Secretário de Segurança do Estado, na pessoa do Secretário Jefferson Portela bem como da Coronel Augusta – responsável pelo programa, na tentativa de viabilizar a implantação do programa em Cururupu.  Como é de conhecimento de todos, Cururupu é uma cidade formada predominantemente por jovens e adolescentes, pessoas em muitos casos vulneráveis e com grande potencial para uso de drogas ilícitas, daí a importância e a necessidade de um programa dessa envergadura, que busca de alguma forma estabelecer um elo entre família, escola, alunos e a Polícia, principalmente no que diz respeito à orientação sobre os riscos e os perigos do uso de drogas ilícitas.

“Com o apoio do Secretário de Segurança e da Coronel, não há motivos para o município não aderir ao programa que não onera em nada ao fundo Municipal. Até o material didático-pedagógico será custeado pelo programa. O policial especializado em ministrar aulas no programa será deslocado pela Secretaria de Segurança”, destacou a vereadora.

A vereadora destaca ainda a necessidade da sociedade tomar conhecimento do programa, bem como da aprovação da indicação por parte da câmara de vereador, e de alguma forma sensibilizar o poder público municipal na importância da implementação do programa na rede municipal de ensino.

O programa tem como foco crianças do 1º e 5º ano do ensino fundamental. Os principais temas serão: prevenção às drogas, Bullying, as bases da amizade, tomadas de decisões responsáveis, compreensão de outro (empatia), habilidades de comunicação, relacionamento interpessoal e como lidar com desafios e responsabilidades, entre outros temas correlatos.

“Fui até São Luís procurar apoio para a implantação do Proerd em nossa cidade, por ser um município que precisa de um trabalho social sério e ministrado por profissionais preparados e que representam uma instituição séria como a Policia Militar. Graças a Deus tivemos o apoio da Coronel Augusta Andrade, que estará empenhando todo apoio para a concretização do nosso trabalho”, concluiu Maravilha.

Na soma de esforços, a parlamentar foi recebida também pelo Sub-Comandante da Policia Militar do Maranhão, Coronel Pedro Ribeiro, onde discutiram sobre a implementação e execução do Proerd na cidade de Cururupu. Pedro Ribeiro dará total apoio para a implantação do programa nas escolas da rede municipal de Cururupu, na visão das autoridades envolvidas na implantação do programa, e já com base nas experiencias de outros municípios, não há dúvida que os alunos terão muito a avançar enquanto pessoas e cidadãos. 

O ICURURUPU entrou em contato com a secretária de educação do município, senhora Gesicleide de Jesus Macedo Reis Fonseca para que pudesse esclarecer sobre a não implantação do programa até o momento nas escolas do município, em sua resposta, a secretária se limitou a informar que irá responder por meio de nota oficial através da assessoria de comunicação do município, até o momento do fechamento da matéria não recebemos a nota da assessoria.