Bombeiro Mirim terá inscrições abertas para nova turma nesta segunda-feira (4), em Cururupu

Em 20 anos de existência, o programa Bombeiro Mirim, desenvolvido pelo Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) já alcançou mais de 25 mil crianças. Atualmente, o trabalho é realizado em mais de 17 polos por todo o Maranhão. Coordenado pelo coronel Izac Muniz Matos, comandante adjunto da corporação, oferece atividades que estimulam a boa conduta social respeito e disciplina, sempre correlacionadas com as instruções práticas que envolvem técnicas de salvamento, primeiros-socorros, ordem unida, defesa civil, proteção ambiental, prevenção e combate a incêndios e orientações contra a acidentes domésticos.

Direcionado para comunidades socialmente vulneráveis, a implantação do Bombeiro Mirim tem se tornado um sucesso em diversas cidades do Estado, a exemplo do que vem acontecendo em Cururupu, especialmente por ser uma eficiente ferramenta contra as drogas e a criminalidade. Em Cururupu o projeto é coordenado pela vereadora Hellen Maravilha.

As crianças e adolescentes em idade de 12 a 16 anos poderão se escrever para o projeto, das 8:00hs às 12:00hs e das 14:00hs às 18:00hs, na escola Herculana Vieira II, Rua Getúlio Vargas S/n São Benedito (antiga CNEC), as inscrições vão de 04 a 12 de fevereiro de 2019. O 8°Batalhão de Bombeiros Militar (BBM), da cidade de Pinheiro, é a instituição responsáveis pela prática do projeto em Cururupu.

Para as inscrições são exigidos os seguintes documentos, Certidão de Nascimento do aluno; RG e CPF dos pais e/ou responsáveis; comprovante de endereço; declaração de matrícula escolar; cartão de vacina e 2 fotos 3×4.

Por ter vagas limitadas, o  projeto se destina os candidatos residentes no município de Cururupu. As vagas serão selecionadas para candidatos entre 12 a 16 anos que não estejam participando de nenhum projeto ou programa assistencial de qualquer esfera de governo ou mesmo da iniciativa privada.

Para a coordenadora do projeto em Cururupu, a vereadora Hellen Maravilha, um dos objetivos do Bombeiro – Mirim é a promoção e orientação vocacional, desenvolvimento da personalidade, valorização da cidadania e principalmente, a inclusão social de crianças e adolescentes, através da preparação para as ações de defesa civil e com práticas vivenciadas de prevenção e segurança junto ao Corpo de Bombeiros. 

“O objetivo principal desse trabalho é afastar o público infanto-juvenil da delinquência, evitando o contato com as drogas através das instruções aplicadas pelos nossos bombeiros, que contemplam noções de proteção ao meio ambiente, educação para o transito, esporte, salvamento aquático, prevenção conta incêndio e outros”, destacou a vereadora Hellen Maravilha.