Em Serrano a equipe do Bacabal vence a segunda copa Quilombola etapa municipal

SERRANO – Na tarde do último sábado (2) aconteceu no Estádio de Futebol Eucalipto em Serrano do Maranhão a  grande final da segunda copa quilombola Negro Cosme de futebol, na decisão o Bcabal foi o grande campeão diante do Mariano dos Campos.

O jogo foi disputado do início ao fim. As duas torcidas fizeram sua parte durante os 90 minutos, porém apenas um time seria campeão, e ai o Bacabal não deu chance ao Mariano dos Campos. Embora tenha sido uma grande disputa dentro de campo, o que se viu mesmo foi as comunidades mobilizadas e felizes por um momento de lazer e de pura alegria, aliás esse é o proposto da competição, além de permitir a interação social, promove momento de lazer para as comunidades envolvidas através do esporte.

O placar de 1×0 não reflete exatamente o que foi o jogo durante todos os 90 minutos, pois ambos os times tiveram grande chances de fazerem gols.  Por se tratar de uma competição de cunho social e integrador, os atletas devem morar nos quilombos dos municípios participantes do torneio e as prefeituras municipais comprometer-se em ceder os campos de futebol, transportes para as equipes locais e ambulância com atendimento médico no local da disputa, que acontece sempre em quilombos. 

“Esta copa cria uma interação muito grande entre as comunidades e só tem a valorizar a autoestima dos quilombolas de Serrano”, afirma a secretária de igualdade racial de Serrano do Maranhão Zana Santos.

Para o prefeito Maguila, a adesão do município à copa é a possibilidade real de levar aos moradores dos Quilombos um momento de lazer e de interação social, ainda segundo o prefeito, muito além de premiações, é o reconhecimento e o valor pessoal que cada um dos moradores conseguem perceber, a alegria, a torcida, o envolvimento, a autoestima, a valorização do indivíduo enquanto pessoa é sem dúvida nenhum o grande “troféu” da competição, destacou o prefeito. 

Mariano dos Campos vice campeão da copa Quilombola em Serrano Maranhão

Com o resultado o campeão Bacabal foi premiado com R$ 1.300,00 (um mil e trezentos reais), além de troféus, medalhas e equipagens, já o segundo colocado Mariano dos Campos ficou com uma premiação no valor de R$ 700,00 (setecentos reais), troféus, medalhas e equipagens. A copa é uma realização do Governo do Estado do Maranhão e Prefeitura Municipal de Serrano com objetivo de valorizar as comunidades Quilombolas. 

Vale ressaltar que a segunda copa quilombola Negro Cosme, organizada pela Secretaria Municipal de Igualdade Racial, garantiu a equipe vencedora vaga para a copa quilombola estadual que será disputada na capital São Luís. 

A primeira edição do torneio aconteceu em 2016 e envolveu atletas quilombolas de 12 municípios, com 168 equipes participantes, 287 jogos e 4.536 atletas e técnicos. A fase final aconteceu em São Luís e os atletas de Serrano do Maranhão foram os grandes vencedores; em segundo lugar ficou o time de Monção e em terceiro, a equipe de Alcântara.