Está proibido a pesca de caranguejo no litoral do Maranhão devido seu período de reprodução

MARANHÃO – A partir desta quarta-feira (6) até o próximo domingo (10) o caranguejo uçá entrou no período de defeso no litoral do Maranhão. Isto quer dizer que a espécie está protegida por lei para se reproduzir.

São cinco dias em que a pesca, transporte e venda ilegal são proibidos para que a espécie possa se reproduzir livremente no estado. Além do caranguejo também está proibido a comercialização do camarão, que já havia entrado no período de defeso.

Até o próximo dia 15 de fevereiro, o marisco estará protegido pelo período de defeso. No litoral maranhense essa é a época em que as espécies do camarão branco, rosa e sete barbas se multiplicam.

Caranguejo uçá
Uçá, caranguejo-uçá, catanhão, caranguejo-verdadeiro ou uçaúna é um caranguejo da família dos ocipodídeos. A carne do caranguejo-uçá é muito apreciada na culinária; sua carapaça também é utilizada no artesanato, em cosméticos e na alimentação animal.

A subespécie Ucides cordatus cordatus possui carapaça de coloração que varia do azul-celeste ao marrom escuro, patas lilás ou roxas, quando na fase juvenil, e de cor ferruginosa ou marrom-escuro em exemplares adultos; sendo encontrada em mangues, desde o estado da Flórida até o Sul do Brasil; é uma das espécies mais comuns nos manguezais da costa atlântica ocidental. O termo “uçá” vem do tupiu’sa (caranguejo).