Pacientes com câncer recebem projeto que leva alegria às enfermarias

Levar bem-estar e motivação às pessoas que estão a batalhar contra o câncer. Estes são alguns dos objetivos que o projeto Cinema nas Enfermaria, ação idealizada pelo núcleo de Terapia Ocupacional do Hospital de Câncer do Maranhão, busca conquistar.

Em mais uma sessão realizada nesta quarta-feira (6), pacientes e acompanhantes puderam, por alguns instantes, deixar de lado a realidade do tratamento oncológico enquanto assistiam a um filme projetado na própria enfermaria onde ocorre o atendimento clínico.

De acordo com a coordenadora do núcleo de Terapia Ocupacional do Hospital, Isabela Cavalcante de Araújo, a iniciativa visa melhorar a qualidade de vida do paciente durante a internação. “Nós observamos que ao serem internados muitos diminuíam a autoestima, ficavam estressados, ou com sentimentos negativos como ansiedade e medo. A nossa proposta é desfocar do ambiente hospitalar, favorecendo a exteriorização de pensamentos positivos, tornando o espaço mais agradável e acolhedor”, explica.

Como funciona

O “Cinema nas Enfermarias” acontece uma vez por semana sempre respeitando um cronograma elaborado mensalmente de acordo com as informações coletadas pelos terapeutas ocupacionais do hospital. Depois desse feedback, o projeto e o filme escolhido são apresentados à enfermaria que estiver com pacientes mais ativos.

Segundo Fernanda Monroe, terapeuta ocupacional há três anos no Hospital de Câncer e integrante do programa desde o início das atividades, cada enfermaria é composta de dois a quatro leitos. “Quando determinado setor é selecionado para a realização do projeto, a participação dos pacientes é sempre total”, disse.

“Na enfermaria 102, a atendida nesta semana, temos pacientes que receberam o diagnóstico recentemente. Alguns estão na fase da negação, outros na da aceitação, então a gente percebeu que para esses pacientes a proposta não era de trazer um filme que gerasse reflexão, mas de integração, para melhorar o humor”, observou Fernanda.

É o caso da paciente Vânia Mendes, de 40 anos. Internada desde o último domingo (3), ela foi diagnosticada com câncer do sistema linfático (linfoma). “A iniciativa é muito boa, ajuda a gente a se distrair e descontrair no ambiente da enfermaria”, destacou.

Grupos assistidos 

Criado em 2016 pelo núcleo de Terapia Ocupacional do Hospital de Câncer do Maranhão, o Cinema nas Enfermarias tem favorecido na diminuição dos impactos da hospitalização, minimizando o estresse e tornando o ambiente de internação mais humanizado.

O projeto atende de forma igualitária todos os pacientes que dão entrada no tratamento oncológico na enfermaria. São adolescentes, pessoas na faixa estaria dos 40 anos, além de idosos também. “Os adolescentes e adultos geralmente preferem as comédias, enquanto que os idosos geralmente gostam de filmes com temática motivacional”, disse a coordenadora Isabela Cavalcante.

Baseado na mesma proposta da Terapia do Riso, o Cinema nas Enfermarias objetiva ser a saída da rotina hospitalar, do momento medicamentoso, das notícias ou dos procedimentos às vezes desagradáveis.