Foliões soltam o verbo: o carnaval mais fraco dos últimos 4 anos em Cururupu

CURURUPU – Embora a prefeitura de Cururupu tenha tentado passar a ideia de que o carnaval 2019 tenha sido um “verdadeiro arrastão”,  o que se ouviu por parte dos foliões foi a sensação de que a festa poderia ter sido melhor. Historicamente Cururupu sempre foi considerada um dos melhores carnavais do Estado, e por ostentar esse título, centenas de pessoas sempre escolhem a cidade na expectativa de vivenciar tal fato. Infelizmente o carnaval de 2019 deixou muito a desejar, pois segundo pessoas ouvidas pelo ICURURUPU, a festa momesca deixou muito a desejar, e ficou bem abaixo das expectativas dos foliões, na opinião de muitos, as  fracas atrações  da festa em 2019 contribuíram para o desempenho geral, soma-se a isso as intensas chuvas que aconteceram durante do o período de carnaval no município.

Bloco Deskolados, estreante no carnaval de Cururupu (Foto: ICURURUPU)

Conversando pela manhã da última terça-feira com alguns hoteleiros, por exemplo, praticamente todos foram unânimes  em declarar  que a festa, com atrações bastante fracas e pouca divulgação,  pouco acrescentou ao setor, conforme pontuou um conhecido empresário. “Realmente a prefeita precisa rever seus conceitos. Esperava-se muito mais. Embora não seja verdade, sempre se usa a desculpa da questão da falta de recursos, no entanto é sabido que foi feito uma licitação de quase meio milhão de reais para a realização do carnaval 2019, mas agora esse argumento não se justifica. O carnaval em Cururupu está se acabando e o maior culpado tem sido as gestões.  Não há interesse em trazer bons nomes e a divulgação tem sido zero. Como consequência, estamos atraindo apenas o público regional e perdendo a cada ano mais espaço para outras cidades.  A cidade naturalmente lotaria no carnaval, mas o nível e o poder aquisitivo do turista vem caindo. A prefeita Rosinha tinha a obrigação moral de ter feito no mínimo um carnaval razoável e teve tempo de sobra para isso. Estou envergonhado com meus hóspedes e com essas atrações que foram contratadas”, alegou o hoteleiro.

Bloco Carna Roots, considerado um dos melhores em 2019 (Foto: ICURURUPU)

Por sua vez, de acordo com opiniões de alguns foliões e moradores que compareçam à praça Do Carvalho, principal ponto de atrações e concentrações de foliões durante todo o carnaval, em que pese não tenha sido presenciado cenas de violência graves, a festa desse ano comandada pela prefeita Rosinha não agradou. “A única coisa que ainda presta no carnaval local tem sido os blocos organizados, porque o carnaval em si só tem piorado. Esse ano conseguiu ainda ser pior. As atrações foram simplesmente péssimas, muito piores que nos anos anteriores. Não adianta dizer que tá sendo bom porque não está. Se a gente visse a prefeitura economizando de um lado para aplicar em outro, ainda vai. Mas a gestão municipal não consegue fazer nenhum e nem outro, pra mim foi o pior carnaval dos últimos quatros anos. A cidade tá cheia de buracos e só tem piorado muito nas mãos dela”, protestou um antigo morador residente há 26 anos em Cururupu.

Bloco Beijando Beijando (Foto: ICURURUPU)

Outro dado que chamou atenção dos foliões foi a total falta de atrações no bairro Areia Branca, um dos pontos mais tradicionais do carnaval de Cururupu, com isso as pessoas da região precisavam se deslocarem até o centro para pode curtir o carnaval, tudo foi concentrado na praça Do Carvalho, e mesmo assim, o único dia que conseguiu ficar lotada foi na terça-feira, os demais dias o que se via era um número de foliões muito abaixo das expectativas.

Os Blocos organizados, sem exceção deram o tom do carnaval, certamente foram estes os protagonistas da festa momesca, sem os quais certamente o carnaval estaria fadado, Blocos já tradicionais como Coco-elétrico, Beijando Beijando, Carna Roots, Reggae Folia, As Nigrinhas de Confetes e o estreante Deskolado, deram o melhor de sim e salvaram o carnaval 2019, cada um ao seu modo, e de forma irreverente conseguiram levar milhares de pessoas às ruas, com roupas coloridas e chamativas, deram o tom do carnaval 2019. Os Blocos, Deskolados, Carna Roots, Reggae Folia e Coco-elétrico contaram com o patrocínio do ICURURUPU. 

Carna Roots (Foto: Divulgação)

Mais nem tudo teve avaliação negativa. O trabalho das Polícias Civil e Militar foi muito elogiada pelos folões, que puderam se divertir com tranquilidade, sem intercorrências relevantes, outro dado positivo segundo pessoas ouvidas pelo ICURURUPU foi a banda local SWING DO NEGÃO (SN), considerada por muitos a melhor atração de todas as noites, com um Swing que levantava a galera, bem como a ótima coreografia de seus bailarinos. Outro ponto que rendeu elogios foi as músicas tocada no corredor da folia ao lado do Banco do Brasil, com machinhas e axé que nunca saíram de moda em tempo de carnaval.

Como podemos perceber, nem tudo foi ruim, embora esperava-se mais do Carnaval, não por ser na gestão A ou B, mais por se tratar de um dos melhores carnavais do Maranhão, então cada ano o que se espera é algo que se supere, infelizmente o que se viu foi uma certa nostalgia dos velhos e bons carnavais de Cururupu. Quem em 2020 as atrações e decentralização do carnaval possa melhorar, e assim devolver ao município quem sabe o título de melhor carnaval de sua região.