Neste domingo (10), aconteceu em Cururupu a aula inaugural da terceira turma do projeto “Bombeiro Mirim”

CURURUPU – Na manhã deste domingo (10), foi realizado em Cururupu a aula inaugural bem como a acolhida da terceira turma do projeto social “Bombeiro Mirim”, na oportunidade mais 47 novos alunos do Projeto Sócio Educacional Bombeiros Mirins no município de Cururupu estiveram presentes. Com a chegada desses calouros, o projeto agregará em torno de 120 alunos.

Em mais de 20 anos de existência, o programa Bombeiro Mirim, desenvolvido pelo Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) já alcançou mais de 25 mil crianças. Atualmente, o trabalho é realizado em 17 polos por todo o Maranhão. Coordenado pelo coronel Izac Muniz Matos, comandante adjunto da corporação, oferece atividades que estimulam a boa conduta social respeito e disciplina, sempre correlacionadas com as instruções práticas que envolvem técnicas de salvamento, primeiros-socorros, ordem unida, defesa civil, proteção ambiental, prevenção e combate a incêndios e orientações contra a acidentes domésticos.

Em Cururupu o projeto tem a coordenação da vereadora Hellen (Mulher Maravilha), a qual esteve presente na cerimonia de acolhida dos novos calouros. 

Direcionado para comunidades socialmente vulneráveis, a implantação do Bombeiro Mirim tem se tornado um sucesso em diversas cidades do Estado, especialmente por ser uma eficiente ferramenta contra as drogas e a criminalidade.

“Nossa esperança e sonhos, também aumentam somados ao nosso empenho e parcerias extraordinárias dos pais, também apoiadas pelo Dr Thalmon Menezes, pelo Sargento P. Filho, instrutor Jhony França, D. Belinha, Andressa Mafra e demais voluntários de nossa equipe. Gratidão a todos os colaboradores, alunos e pais presentes neste momento em que iniciamos mais uma batalha contra a vulnerabilidade, o sentimento de fracasso, o baixo rendimento escolar, indisciplina e drogas. Desejamos comprometimento a todos os novos alunos e que possam aproveitar as oportunidades oferecidas em nosso projeto”, destacou a vereadora Hellen Maravilha. 

“O objetivo principal desse trabalho é afastar o público infanto-juvenil da delinquência, evitando o contato com as drogas através das instruções aplicadas pelos nossos bombeiros, que contemplam noções de proteção ao meio ambiente, educação para o transito, esporte, salvamento aquático, prevenção conta incêndio e outros”.

Cururupu é um município do estado do Maranhão. Sua população é estimada 32.652 habitantes segundo o último censo (IBGE/2010). O município é sede da Região de Planejamento do Litoral Ocidental, sendo centro regional de outros oito municípios. Com poucas oportunidades para o público infanto-juvenil, o projeto é sem dúvida alguma uma grande e importante oportunidade para que esses jovens possam no futuro mudar as condições que lhe foram impostas, não pelo destino, mais sim pelas faltas de oportunidades.