Prefeitura de Serrano recupera pontes que ligam diversos povoados à sede do município

SERRANO – Serrano do Maranhão ainda é um dos municípios maranhense cuja a maioria dos seus habitantes estão localizados na zona rual, formado por dezenas de povoados, muitos só é possível o acesso através de estrada vicinal, e por ser cortado por diversos rios, as pontes de madeira se tornaram ao longo dos anos a única alternativa viável para que as populações da sede e dos povoados pudessem se deslocarem, bem como caminho obrigatório para que os agricultores possam escoar suas produções.

Uma das principais preocupações do prefeito Maguila  é manter as condições de trafegabilidade nas áreas rurais. Por isso, determinou à Secretaria de Obra do município que realizasse as melhorias necessárias em diversas estradas vicinais ainda em 2018 evitando assim a degradação das estradas, que em alguns casos são a única via de acesso para os povoados, o resultado desse trabalho permitiu que mesmo com o inverno rigoroso na região as estradas ainda apresentam trafegabilidade dentro do aceitável, uma vez que são estradas não asfaltadas e que sofrem muito com as fortes chuvas. 

A recuperação das pontes de madeira também está na lista de prioridades da administração. Tanto que aos poucos estão sendo restauradas ou refeitas. 

De acordo com a prefeitura, foi realizado um mapeamento completo das estradas rurais que precisam de serviços de manutenção. Alguns trabalhos já foram concluídos, como por exemplo a ponte que liga o município a diversos povoados, como Portinho, Cabanil, Mocal, Rosário, Paxibal entre outros. No caso da estrada via Paxibal, a ponte que havia caído foi totalmente reconstruída e entregue para a comunidade, facilitando o deslocamento de quem usa a estrada para chegar aos mais diversos lugares na região. 

“Ela estava com a estrutura comprometida, dificultando o acesso e colocando em risco a vida de quem passava pelo local. Os serviços de reconstrução foram concluídos, com toda a dificuldade financeira que o município atravessa, a exemplo dos demais municípios da região, mais buscamos priorizar as necessidades do município e do nosso povo, aos poucos vamos conseguindo reorganizar o município”, destacou o prefeito Maguila.

Ainda segundo o prefeito todas as pontes de madeira do município de precisam de reparos ou reconstrução estão no radar da administração e serão realizado serviços afim de da condição de trafegabilidade para a população. 

De forma emergência e necessária, outra ponte está sendo reconstruída, dessa vez a que fica nas proximidade do Povoado conhecido como “Cadetinho” que já conta com as obras iniciadas. Essa ponte é de grande relevância, pois deixa mais curta a distância entre os principais povoados de Serrano e a sede do município de Cururupu, município esse ainda muito usados pelos serranenses para as mais diversas atividades. 

Com a conclusão da recuperação da ponte, a rotina daqueles que usam diariamente a estrada para se deslocarem até o município de Cururupu será normalizada, uma vez que atualmente está sendo necessário usar uma via alternativa, tornando o trajeto mais longe, porém isso está com os dias contatos, a exemplo da ponte de Paxibal, principal acesso para quem pretende se deslocar até a sede do município de Serrano do Maranhão que já foi totalmente reconstruída.