Maranhense é convocado para jogar na seleção de Portugal e se diz surpreso

Na última sexta-feira, o atacante maranhense Dyego Sousa, que joga pelo Sporting Braga, foi convocado para a seleção de Portugal de futebol. Se entrar em campo, ele será o sétimo naturalizado a vestir a camisa portuguesa, sucedendo brasileiros de sucesso, como Deco, Pepe e Liedson.

A convocação do maranhense, entretanto, causou surpresa na imprensa lusitana. O atacante tem de 29 anos e está numa lista de 25 nomes, preparada pelo técnico Fernando Santos para os jogos contra Ucrânia ou Sérvia, válidos pelas eliminatórias da Eurocopa 2020.

Dyego Sousa, que é nascido em São Luís do Maranhão, chegou em Portugal aos  18 anos, em 2007, para vestir a camisa dos juniores do Nacional. Ele jogou pelo Leixões, Tondela, Portimonense e Marítimo, antes de ser o principal destaque do Sporting de Braga no Campeonato Português, marcando até sua convocação 19 gols em 14 jogos.

Brasileiros em Portugal

Depois de dez anos, a seleção portuguesa pode voltar a contar com um novo jogador naturalizado. Liedson, Pepe, Deco, Celso e Lúcio Soares, todos nascidos no Brasil, foram os últimos nomes, além David Júlio, da África do Sul.

Em setembro de 2009, Liedson, que passou oito temporadas no Sporting, foi chamado por Carlos Queiroz para o duelo com a Dinamarca, na eliminatórias para a Copa do Mundo de 2010, e logo na estreia salvou Portugal da derrota contra Copenhague, ao marcar o gol do empate em 1 a 1. Liedson se aposentou com 15 jogos e quatro gols por Portugal. Ele jogou a Copa do Mundo de 2010, na África do Sul.

Surpresa

Em declarações ao site oficial do Sporting de Braga, Dyego Sousa revelou que foi surpreendido pela convocação. “Nunca esperei que pudesse ser convocado. Queria e todos sabiam que havia essa possibilidade, mas não tive uma mensagem, nada, não tinha esperança. Fui pego de surpresa e isso é bom, a emoção foi outra. Quando ouvi o meu nome, o último da lista, foi primeiro uma alegria, depois chorei e liguei para a minha família”, disse.

Dyego Sousa, de 29 anos, diz querer agora “retribuir” a confiança e “ajudar” a seleção. “Já me sinto um português, já estou em Portugal há praticamente dez anos, amo este país, este povo que me acolheu de braços abertos. A minha esposa é portuguesa e a minha filha também. Só tenho de agradecer e retribuir dentro de campo todo o carinho e dar alegrias através da seleção, com a minha garra e determinação”, completou o maranhense.