Polícia Comunitária é tema de palestra realizada pela Polícia Militar em Serrano do Maranhão

SERRANO DO MARANHÃO – Polícia comunitária é uma filosofia e uma estratégia organizacional que proporciona uma parceria entre a população e a polícia, baseada na premissa de que tanto a polícia quanto a comunidade devem trabalhar juntas para identificar, priorizar e resolver problemas contemporâneos, como crimes, drogas, medos, desordens físicas, morais e até mesmo a decadência dos bairros, com o objetivo de melhorar a qualidade geral de vida na área de atuação da Polícia. O policiamento comunitário baseia-se na crença de que os problemas sociais terão soluções cada vez mais efetivas, na medida em que haja a participação de todos na sua identificação, análise e discussão.

Serrano é um dos municípios da região de competência do 25º Batalhão de Polícia Militar sediado em Cururupu. 

Em Serrano do Maranhão, o 25° Batalhão de Polícia Militar, sob o Comando do Major Márcio realizou no último domingo (24), na Comunidade Quilombola de Soledade uma das mais antigas e importante comunidade do município a palestra sobre “Polícia Comunitária”.

A palestra destacou diversos temas, entre os quais a importância do negro para a história do Brasil – de Palmares a Negro Cosme, da participação da Guerra no Paraguai a Abolição da Escravatura, esses e outros temas foram tratados nessa oportunidade única de aproximar a Polícia da comunidade, ao levar a importância do negro e do quilombo para a materialização da cultura e identidade nacionais.

Foto: Divulgação

Para o comando do 25º BPM o objetivo foi alcançado, uma fez que permitiu uma aproximação com a comunidade para junto da Polícia Militar do Maranhão. Outros temas correlatos foram tratados, tais como, a luta contra a utilização de entorpecentes e no combate a pequenos furtos e roubos, além do ideal de uma polícia sempre fiel tornando-a mais próxima das comunidades, mesmo aquelas mais distantes.

A palestra aconteceu no Centro de Ensino Fundamental Coronel Dô Carvalho a qual está localizado no Quilombo Soledade no município de Serrano do Maranhão. 

A Escola passou recentemente por uma ampla reforma realizada pela prefeitura de Serrano, a reforma contou com ampliação de salas de aulas, bem como toda a estrutura do prédio, inclusive construção de cantina, ventiladores novos, substituição dos quadros, mobília (mesas, cadeiras), forno industrial, fogão industrial, armário, pia, bebedouro entre outras importantes melhorias, além do forro.

A Escola passou também por adequação para melhorar a qualidade do ensino dos alunos, e oferecer aos professores e demais servidores uma melhor condição de trabalho, antes eram apenas 3 salas de aula, com a ampliação esse número passou pra 5 salas totalmente reformadas e adequadas nas condições ideal para aprendizagem dos alunos.