Polícia Militar implanta o programa Ronda Escolar nas escolas de Cururupu

CURURUPU – A diminuição das situações de violência no ambiente escolar tem sido um grande desafio para as autoridades, bem como para a comunidade escolar em geral. Neste contexto nasci a necessidade de uma atuação preventiva que vise a redução de comportamento que contraria os bons costumes bem como as Leis em vigor, necessário para a vida em sociedade. 

Nesse contexto surgiu a mais de 20 anos no Maranhão a Ronda Escolar. O Programa Ronda Escolar completou 20 anos em 2018, onde segundo o governo do Estado permitiu uma redução em 87% das ocorrências no ambiente escolar, nas localidades onde o projeto está instalado. A ação é realizada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-MA), por meio da Polícia Militar do Maranhão (PMMA). São colocadas em prática, no ambiente escolar, atividades de segurança, preventivas e ostensivas, e projetos educacionais.

RONDA ESCOLAR DO 25º BPM DE CURURUPU

Após a solenidade de abertura da Ronda Escolar da Polícia Militar do Maranhão realizada em Cururupu no último dia 27 de fevereiro, foi dado início à execução definitiva e contínua do Programa na última segunda-feira (11) de Março através de visitas às escolas.

Seguindo as diretrizes da Portaria Nº 40/2016-GCG, do Comandante do Policiamento de Área do Interior – 5 e do Comandante do 25º Batalhão de Polícia Militar, a implantação da Ronda Escolar pretende estreitar as relações entre os docentes e discentes das escolas públicas para prevenção de delitos no âmbito escolar, além de aumentar a sensação de segurança no entorno das escolas e comunidade.

Segundo a Polícia Militar do 25º Batalhão, cujo comando é do Major Marcio, ficou definido em reunião, juntamente com a Secretaria Municipal de Educação, Conselho Tutelar e Equipe Multidisciplinar, um cronograma de palestras educativas e orientadoras à alunos e pais com apoio dos gestores das escolas no Município de Cururupu.

“Nosso objetivo primeiramente é realizar aproximação da Polícia aos jovens, diminuindo estigmas difundidas ao longo do tempo, segundo momento é criar um ambiente harmonioso entre o corpo docente e corpo discente. Primeiro etapa do programa será realizado nas escolas públicas localizadas no município de Cururupu nas esferas municipal e estadual. Nosso plano de trabalho está incluído reuniões mensais para aprimorar o programa”, destacou o Major Márcio, comandante do 25º BPM de Cururupu em entrevista ao ICURURUPU. 

O Major destacou ainda que nessa primeira etapa o programa é destinado para as escolas da rede pública do município. 

Ouvida pelo ICURURUPU,  a secretária municipal de Educação do município, Gesicleide de Jesus Macedo Reis Fonseca destacou a importância e a relevância do projeto para a comunidade escolar, em especial para os alunos. “O projeto Ronda Escolar traz a toda comunidade o anseio de melhorar a educação dos nossos alunos, professores, gestores e comunidade escolar. Trabalhar a prevenção é o meio mais eficaz para garantir a transformação da realidade em que os estudantes estão inseridos. O projeto Ronda Escolar além de fazer as rondas nos perímetros internos e externos das escolas, ele proporciona diversas atividades voltadas para o desempenho dos alunos, tais como: roda de conversa, apresentação teatrais, acompanhamento familiar, palestra envolvendo gestores, educadores e pais. Contudo, nós só temos a ganhar com o desenvolvimento do Ronda Escolar no município, oferecendo a segurança a toda comunidade escolar”, enfatizou a secretária.