Parceria entre a UFMA e Prefeitura de Cururupu pretende criar o inventário turístico e o plano municipal de Turismo

CURURUPU  (UFMA) – A Prefeitura de Cururupu, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Turismo, Ciências e Tecnologia, firmou parceria com a coordenação do Curso de Turismo da Universidade Federal do Maranhão e o Observatório do Turismo para a realização do inventário turístico e Plano Municipal de Turismo de Cururupu.

O secretário municipal de Turismo, Gilberto Fonseca, firmou a parceria com o coordenador do curso de Turismo da Universidade Federal do Maranhão, professor Saulo Ribeiro dos Santos, em um amplo diálogo e agendamento que nortearam as políticas do turismo no município de Cururupu e ficaram definidas as atividades para a elaboração do Inventário Turístico e a construção do Plano Municipal de Turismo de Cururupu, com apresentação nos próximos meses.

O Inventário da Oferta Turística consiste no levantamento, identificação e registro dos atrativos turísticos, dos serviços e equipamentos turísticos e da infraestrutura de apoio ao turismo como instrumento base de informações para fins de planejamento, gestão e promoção da atividade turística, possibilitando a definição de prioridades para os recursos disponíveis e o incentivo ao turismo sustentável.

O Plano Municipal de Turismo é um documento que reunirá os princípios orientadores para o desenvolvimento da atividade turística no município, como qualificação dos produtos e serviços turísticos, promoção e comercialização do destino Cururupu, gestão da Informação, entre outros.

A equipe da Secretaria Municipal de Turismo está otimista com os apontamentos da reunião e acredita que, com a parceria da UFMA e com empenho e dedicação do professor Saulo – que é natural de Cururupu – um importante passo será dado para desbravar o turismo na região.

Durante a reunião o professor Saulo, destacou importantes etapas por onde todo o processo deve percorrer. “O turismo, dependendo de como você vai desenvolver, acontece de forma gradual. Claro que existem várias etapas para que o turismo possa acontecer em um destino, e um deles é o que a gente vai desenvolver aqui em Cururupu, cuja primeira é o Inventário Turístico, onde nós vamos mapear o território turístico do município, em relação aos atrativos naturais, culturais, edificados e os imateriais, para, a partir daí, trabalhar de forma conjunta”, afirmou o coordenador do curso de turismo da UFMA.

O docente destacou ainda as belezas da região. “O município de Cururupu detém riquezas naturais inigualáveis, assim como as culturais, religiosas e tantas outras. A Universidade Federal do Maranhão, através do curso de turismo, do Observatório do Turismo, vem a contribuir com pesquisas, com identificações, levantamentos com dados que vão dar subsídios para as políticas municipais de turismo em Cururupu”, destacou.

O secretário municipal, que tem alinhado parcerias com importantes instituições e municípios do polo Floresta dos Guarás, mencionou como os diálogos tem contribuído para a execução das políticas do turismo na região. “Ficou definida a vinda de uma equipe do curso de Turismo da UFMA ao município já para as próximas semanas, a fim de fazer todo esse levantamento de pesquisa de demanda, identificação do perfil do turista que visita a cidade e um mapeamento detalhado utilizando a metodologia do Ministério do Turismo para que seja iniciado o processo de elaboração do Plano Municipal de Turismo de Cururupu”, informou Gilberto Fonseca.

A prefeita de Cururupu, Professora Rosinha, está otimista e ressaltou que as atividades para desbravar o turismo no município têm atendido o Plano de Governo Municipal, a exemplo do Seminário de Turismo Floresta dos Guarás, organizado pelo Sebrae com apoio da Prefeitura de Cururupu, realizado em 2018 e que serviu como foi vitrine ao município do litoral ocidental do Maranhão. “Esse foi um dos momentos em que tivemos a oportunidade de perceber a dedicação das prefeituras, órgãos, empresários e profissionais empenhados em fazer as políticas de turismo darem resultados para a região”, relembrou a prefeita.