Prefeitos maranhenses assinam termo de adesão ao programa JEPP do Sebrae

SÃO LUÍS – O curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos possibilita que a criança aprenda de forma lúdica e desenvolva habilidades e comportamentos empreendedores. Pensando nisso, prefeitos de várias regiões do Estado estiveram na capital na última terça-feira (15), no evento do Sebrae, onde renovaram e / ou aderiram ao programa.

A educação empreendedora proposta pelo Sebrae para o Ensino Fundamental incentiva os alunos a buscar o autoconhecimento, novas aprendizagens, além do espírito de coletividade. A ideia é a de que a educação deve atuar como transformadora desse sujeito e incentivá-lo à quebra de paradigmas e ao desenvolvimento das habilidades e dos comportamentos empreendedores. 

No Maranhão, o JEPP foi implantado em 2015. Nesse período, mais de 42 mil estudantes já participaram da iniciativa e mais de 1 mil professores de 107 instituições de ensino maranhenses foram capacitados nas metodologias do programa JEPP. O programa é voltado para aos estudantes do 1° ao 9° ano do Ensino Fundamental.

Os municípios que aderiram ao programa e / ou renovaram assumiram o compromisso de capacitar os profissionais da educação, e consequentemente, levar aulas de empreendedorismo aos jovens da rede municipal de ensino. “Precisamos despertar nos jovens o espírito empreendedor, dar a oportunidade que eles possam abrir seus pensamentos e ver o mundo de oportunidades que temos”, ressaltou o prefeito Zé Martins de Bequimão. 

“Tudo começa pela educação, esse programa vai ajudar muito na formação dos nossos jovens despertando a visão de empreendedor, é a oportunidade de descobrir um mundo de oportunidades ”, destacou a prefeita de Cururupu Rosária de Fátima Chaves. 

O curso procura apresentar práticas de aprendizagem, considerando a autonomia do aluno para aprender, além de favorecer o desenvolvimento de atributos e atitudes necessários para a gestão da própria vida. Dessa forma, o curso, aliado a um ambiente propício à aprendizagem, favorece o envolvimento dos jovens estudantes no próprio ato de fazer, pensar e aprender. Essas são características fundamentais dos comportamentos empreendedores, nos quais o estudante e o grupo em que está inserido reconhecem que suas contribuições são importantes e valorizadas.

Ou seja, não basta que os gestores aderem ao programa, é necessário que seja dado aos estudantes e professores condições para desenvolver o programa conforme sua característica e proposta, isso acontecendo não resta dúvida que será o vetor de desenvolvimento não apenas cognitivo, mais também de aptidão ao empreendedorismo, e certamente teremos jovens mais preparado inclusive para decidi a que carreira seguir quando adulto. 

A proposta pedagógica do JEPP é oferecer aos participantes para cada ano do ensino fundamental, por meio de atividades lúdicas, um ambiente de aprendizagem que sensibilize os estudantes a assumirem riscos calculados, a tomarem decisões e a terem um olhar observador para que possam identificar, ao seu redor, oportunidades de inovações, mesmo em situações desafiadoras.

A adesão e / ou renovação ao programa aconteceu em cerimônia realizada na última terça-feira (15) em São Luís, no auditório Armando Gaspar, na Sede do Sebrae Maranhão. Na ocasião, mais 15 prefeituras maranhenses manifestaram publicamente o interesse em aderir ou renovar a adesão ao programa JEPP, que capacita professores de ensino fundamental a incluírem o empreendedorismo no currículo escolar.