ILUSTRAÇÃO/ICURURUPU

Semana Santa em Cururupu, fartura e tradição; veja algumas dicas de pratos

A Semana Santa é um período muito importante para a religiosidade e a cultura do povo maranhense, em Cururupu isso não é diferente, ao contrário, tem importância significativa, seja na cultura, na religiosidade, nas tradições e na culinária, pois este é um dos feriados mais aguardados durante todo ano, momento de reflexão e muita fartura na mesa.

Além das celebrações religiosas, a gastronomia também é uma atração à parte, com uma grande variedade de pratos típicos que são preparados especialmente para essa época do ano e muitas iguarias. As famílias se preparam para oferecer aos seus familiares, amigos e visitantes, uma verdadeira fartura, um dia especial, onde todos comem bem e são bem servidos.

Entre as delícias que podem ser encontradas durante a Semana Santa em Cururupu, destacam-se o peixe frito, o município é um dos maiores distribuidores de pescados do Estado, torta de camarão, torta de caranguejo, arroz de cuxá, vatapá, peixada e muitas outras iguarias que agradam ao paladar de todos.

O arroz de cuxá é um prato típico do Maranhão, feito com arroz, vinagreira, cebola, alho, sal e camarão seco. Além desses pratos, há também as sobremesas, como o bolo de macaxeira, a cocada, o doce de buriti, mousses de diversos sabores, entre outras opções que são facilmente encontradas no município.

A Semana Santa em Cururupu é uma festa de sabores e tradições, uma oportunidade de conhecer a cultura e a gastronomia da região tão rica em história e tradições.

ALGUNS PRATOS SUGERIDOS

Como é tradição em Cururupu, a chegada da Semana Santa e da Páscoa, muitas pessoas buscam opções saudáveis e saborosas para incluir em suas refeições, especialmente à base de peixe, pois devido a tradição, poucas pessoas comem carne nesse período, uma herança cultura que atravessa gerações.

Para ajudar você a preparar pratos incríveis e surpreender a família e os amigos, o ICURURUPU selecionou 3 receitas práticas e deliciosas com peixe. Confira!

Salmão ao molho de maracujá

Ingredientes

2 filés de salmão; Polpa de 2 maracujás; 2 colheres de sopa de azeite de oliva; Sal e pimenta-do-reino moída a gosto

Modo de preparo

Em um recipiente, tempere os filés de salmão com sal, pimenta-do-reino e a polpa de maracujá. Deixe marinar por cerca de 30 minutos. Em uma frigideira, aqueça o azeite de oliva em fogo médio. Grelhe os filés por cerca de 4 minutos de cada lado, ou até ficarem cozidos. Em uma panela, coloque a polpa de maracujá que restou da marinada e leve ao fogo médio para cozinhar até reduzir e engrossar. Sirva os filés de salmão regados com o molho de maracujá por cima.

Tilápia grelhada com crosta de ervas e parmesão

Ingredientes

4 filés de tilápia; Suco de 1 limão; 2 colheres de sopa de azeite de oliva; 1 dente de alho picado; 1/2 xícara de chá de queijo parmesão ralado; 1/4 de xícara de chá de farinha de rosca; 2 colheres de sopa de salsa picada; 1 colher de chá de tomilho seco; Sal e pimenta-do-reino moída a gosto Azeite para untar.

Modo de preparo

Em uma tigela pequena, misture o suco de limão, o azeite de oliva e o alho picado. Reserve. Em outra tigela, misture o queijo parmesão ralado, a farinha de rosca, a salsa, o tomilho, o sal e a pimenta-do-reino. Mergulhe cada filé de tilápia na mistura líquida, garantindo que fiquem bem revestidos. Em seguida, passe cada filé pela segunda mistura, pressionando levemente para que a crosta grude bem. Coloque-os em uma assadeira untada com azeite e leve ao forno preaquecido por 15 minutos, ou até que o peixe esteja cozido e a crosta esteja dourada e crocante. Sirva em seguida.

Peixada à moda maranhense

Ingredientes

1 peixe de até 2 quilos em postas; Sal e suco de limão para temperar a gosto; Salsa e cebolinha a gosto; Óleo para a refogar; 2 cebolas grandes; 4 dentes de alho; 2 tomates picados; 400 gramas de camarão; Cheiro-verde e salsinha a gosto.

Modo de Preparo

Tempere o peixe com sal, suco de limão, salsa e cebolinha e deixe-o tomar gosto por meia hora. Coloque um fio de óleo na panela e refogue, pela ordem, a cebola, o alho e o tomate; em seguida adicione o peixe, deixando que ele cozinhe suavemente. Com o peixe cozido, junte os camarões e deixe cozinhar por cerca de dez minutos, cuidando para deixar o molho secar. Finalize com cheiro-verde e salsinha. Sirva acompanhado de pirão e arroz.