O carnaval em Cururupu é marcado por irreverência, tranquilidade e muita animação

CURURUPU – A Polícia Militar do Estado do Maranhão, através do 25º Batalhão, garantiu a segurança e tranquilidade dos foliões no período de festividades do Carnaval. Nas quatro cidades de responsabilidade da Unidade, Cururupu, Serrano, Bacuri e Apicum – Açu, não houve vítima fatal até o momento.

A tranquilidade percebida é fruto de um trabalho que começou bem antes da festa de momo, com Operações que tinha como objetivo: combater o tráfico ilegal de armas e drogas, retirar de circulação foragidos do sistema penitenciário e cumprir mandados de prisão através  de patrulhamentos planejados, barreiras de trânsito e incursões nos locais de reduto de criminosos. Esse trabalho antecipado demonstra a organização da Unidade que vem  realizando um policiamento inteligente e estratégico para melhor servir a população do litoral ocidental maranhense. 

Em relação aos anos anteriores, este ano a PMMA contou com um maior efetivo e viaturas que garantiram um dia tranquilo de festa. A operação foi desenvolvida por meio do emprego das diversas modalidades de policiamento ostensivo, visando atingir a redução de crimes. 

OS FOLIÕES

É claro que toda essa tranquilidade só foi possível porque em geral os foliões queriam mesmo era se divertir, o ICURURUPU esteve em diversos pontos de concentração na cidade e pode perceber a alegria, a irreverência, e principalmente, a vontade de cada folião em apenas se divertir. Embora considerados por muitos um carnaval mediano, em termo de público e atrações, isso não diminuiu a alegria de quem espera o ano todo pelo carnaval, em Cururupu quem de fato faz o carnaval é a população, as agremiações e os blocos, estes últimos, uma atração a parte e a cada ano vão me multiplicando, com ou sem a paio, a ordem é fazer o melhor com o mínimo de recursos. 

“O nosso bloco começou com uma brincadeira entre amigos para se vestir de mulher e jogar futebol, com o tempo o pessoal ao ver aquilo foi gostando e resolvemos externar. Há 8 anos começou o bloco, e a 4 anos saímos à rua”, disse Marcelo, integrante de um dos blocos mais irreverentes de Cururupu – “Nigrinhas de Confete”.

O carnaval de 2019 está muito longe de constar entre os maiores, melhores ou mais animados da história do município, ao passo que não podemos dizer também que foi um fiasco, afinal, milhares de pessoas compareceram nos pontos de concertações para se divertir. Uma observação menos otimista ficou para o bairro Areia Branca, pois podemos perceber nesses dias que o carnaval na região ficou preterido, praticamente sem atrações o que não conseguiu atrair o público que precisou se deslocar para a praça Do Carvalho, principal ponto de atração do carnaval oficial do município. 

Não houve grandes atrações (bandas), de renome para o carnaval, o que não diminuiu a alegria e a felicidade da população bem como daqueles que escolheram Cururupu para passar o carnaval. Não a dúvida que o ponto mais relevante desse carnaval tem sido a segurança, pois esta se mostrou impecável, de modo que nada fora da anormalidade foi registrado até o momento.

SAIBA MAIS

Várias operações foram montadas em pontos estratégicos dos circuitos, como terminais de viagens (Ferryboat, Terminal Ponta da Espera, terminais de integração e Rodoviária de São Luís) e na entrada da capital. Em pontos estratégicos e de acesso aos circuitos carnavalescos, a PM montou barreiras policiais e blitz para combater uso abusivo de álcool, de drogas e posse ilegal de armamento. Além das abordagens a pessoas, estabelecimentos e veículos, os pontos de ônibus receberam policiamento especial com abordagem e revista dos passageiros.

De acordo com o Comandante Geral, coronel Jorge Luongo, além do efetivo empregado no policiamento de carnaval, o policiamento ordinário desencadeado nos bairros e pontos estratégicos também recebeu reforço. “Nós estamos aqui em diversas modalidades de policiamento, objetivando garantir as condições de segurança necessárias para que a festa ocorra sem maiores contratempos”. O comandante ressaltou também que o planejamento do policiamento do carnaval 2019  buscou garantir a segurança não só dos foliões, mas de todos os cidadãos, desde a saída e retorno a sua residência. As ações também contemplam os retiros espirituais e praias.