Em Bacuri educadores realizam protesto por valorização e pelo piso do magistério

BACURI (MA) – Educadores e demais servidores da educação municipal de Bacuri, cidade maranhense localizada a cerca de 271 km da capital São Luís, realizaram uma grande manifestação na noite desta sexta-feira (27), para reivindicarem o cumprimento do piso nacional do magistério, que é de 33,24%, bem como a valorização dos servidores. Ainda segundo os manifestantes, o ato é também por melhores condições de trabalho e o fornecimento regular de merenda escolar para os alunos da rede municipal, os manifestantes relatam que está havendo falta de merenda na rede municipal, prejudicando centenas de alunos.

Os servidores reivindicam ainda o rateio do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), para os demais servidores da educação, pois segundo eles, somente os professores receberam até agora.

“Após reunião agendada pela Promotoria de Justiça da Comarca de Bacuri, a qual aconteceu em 11 de maio de 2022, não houve nenhum acordo entre o sindicato que representa os servidores e a prefeitura, pois a proposta do município foi um reajuste de apenas 2%, o que foi de imediato rechaçado pelo sindicado e pelos servidores da educação, pois o reajuste nacional do piso para o magistério é de 33,24%, razão pela qual não há qualquer possibilidade de acordo que seja diferente do que a Lei determina”, disse Márcio Roberto Lima, presidente do sindicato.

Servidores da educação municipal de Bacuri reivindicam o cumprimento do piso nacional do magistério.

O sindicado informou ao ICURURUPU que está prevista uma nova reunião para acontecer no início de junho, onde uma nova rodada de negociação deve acontecer. O sindicato afirma que caso o município não cumpra com o piso nacional, bem como não proceda com o rateio para os demais servidores da educação, o caso será levado à justiça, afim de resguardar os direitos de toda a categoria.

Márcio Roberto Lima, destaca a importância do movimento dos servidores, pois segundo ele, somente de forma organizada será possível pressionar o executivo municipal a cumprir com suas obrigações legais. “Com muita luta – atos, paralisações e mobilizações com esta, onde professores e professoras, bem como todos os demais servidores da educação, têm conseguido conquistar o pagamento do reajuste de 33,24% do piso salarial do magistério de 2022, na rede municipal de várias cidades da região, somos umas das poucas, senão a única cidade da região a descumprir o piso nacional, um exemplo é as cidades de Cururupu e Serrano do Maranhão, onde os servidores tiveram seus salários reajustados conforme o piso, e receberam retroativo a janeiro de 2022”, finalizou o presidente.

O ICURURUPU entrou em contato com Rosinaldo Silva Campelo, Secretário Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Bacuri, no entanto, até o fechamento da matéria não obtivemos nenhuma resposta sobre as reivindicações dos servidores da educação do município.


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Uma resposta para “Em Bacuri educadores realizam protesto por valorização e pelo piso do magistério”

  1. Avatar de Renato Dos Santos Carneiro
    Renato Dos Santos Carneiro

    Este é apenas um dos grandes descasos deste Governo descompromissado e insensível com a População de Bacuri.
    Comboio de Safados e Ladrões Que Desviam Verbas Públicas ao Invés de Investi-las e Fazer a Nossa Cidade Progredir.
    Triste , Lamentável e Revoltante…

Deixe um comentário