Ex-ministro Edson Lobão, filho e nora viram réus na Lava-Jato de Curitiba

Oex-ministro e ex-senador Edison Lobão , o filho Márcio Lobão e a nora Marta Lobão viraram réus na Lava-Jato de Curitiba por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Eles são acusados de envolvimento em esquema de corrupção na construção da Usina de Belo Monte .

De acordo com a denúncia da força-tarefa do Paraná, foram praticados crimes de corrupção e pagamentos ilícitos que chegam a R$ 2, 8 milhões, entre 2011 e 2014, por meio do Setor de Operações Estruturadas da Odebrecht, mais conhecido como departamento de propina.

Na época dos fatos, Lobão ocupava o cargo de ministro das Minas e Energia no governo da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) .

A juíza substituta da 13ª Vara Federal Criminal, Gabriela Hardt, também determinou o arresto e o sequestro de R$ 7,8 milhões em bens e ativos financeiros em nome dos três réus.

De acordo com o Ministério Público Federal (MPF), a propina para o ex-ministro e para o filho foi repassada pelo Setor de Operações Estruturadas da Odebrecht, em cinco entregas no escritório de advocacia que a nora mantinha com a família.

Ainda de acordo com os procuradores da Lava-Jato, nas planilhas de propina da empreiteira Lobão era conhecido como “esquálido”.
Outro lado

A defesa do ex-senador criticou a decisão e voltou a atacar os métodos da Operação Lava-Jato, como a utilização de colaborações premiadas.

“A investigação que se deu sobre as obras da Usina Belo Monte é mais uma, dentre tantas, que se lastreia unicamente nas palavras dos delatores. Nada mais. Ao longo dos últimos meses esta estratégia da força-tarefa de usar a palavra dos delatores para escrever uma história da operação Lava Jato está sendo desmoralizada pelos fatos que estão vindo à tona diuturnamente”, diz em nota o advogado Antônio Carlos de Almeira Castro, conhecido como Kakay.

Lobão, o filho e a nora foram denunciados pelo Ministério Público Federal (MPF) no último dia 16. A juíza substituta da 13ª Vara Federal Gabriela Hardt recebeu a denúncia no dia 19.


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário