Casos de coronavírus disparam nos municípios de Apicum-Açu, Bacuri e Cururupu

Os casos confirmados do novo coronavírus vem aumentando no interior do Maranhão, praticamente todos os municípios já há casos confirmados. Nas cidades de Apicum-Açu, Bacuri e Cururupu, os dados são alarmantes, principalmente se considerarmos o tamanho das cidades e a infraestrutura da rede de saúde local, as três cidades juntas, já contabilizam 278 casos confirmados da doença.

O município de Bacuri lidera na região com 110 casos confirmados, 2 óbitos, 21 pessoa recuperada, 29 descartadas, 158 monitorados e 68 suspeitos.

Em segundo lugar está o município de Apicum-Açu. Boletim divulgado neste domingo (31), aponta que o município já registrou 81 casos do novo coronavírus, deste total, 34 estão recuperados, 51 estão ainda com a doença, 2 pessoas morreram, 163 foram descartados e 95 casos suspeitos.

Leia também: Cururupu e Bacuri tem estado de calamidade aprovado em razão da Covid-19

Já o município de Cururupu, confirma que há 81 casos confirmados no município, desse total, 15 pessoas estão recuperadas, 5 morreram, 667 casos foram descartados, 388 pessoas estão em monitoramento e 169 pessoas suspeita.

Considerando que não há a realização de exames em massa nesses municípios, é possível que o número de casos sejam ainda maior, por isso, o mais eficaz nesse momento é o isolamento social, para tentar achatar a curva de infecção nos municípios, mesmo porque, com o aumento, e caso os infectados tenham os sintomas mais grave da doença, a situação pode ficar muito difícil, uma vez que as redes municipais de saúde desses municípios não terão estrutura suficiente para atender todos os casos de uma só vez.

Calamidade pública

O plenário da Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou, em turno único, na Sessão Extraordinária com Votação Remota por Videoconferência, realizada na última segunda-feira (25), os projetos de decretos legislativos de calamidade pública nos municípios de Cururupu e Bacuri, ambos localizados no Litoral Ocidental do Estado.

Os projetos foram solicitados pelos prefeitos das respectivas cidades em decorrência do agravamento da pandemia do novo coronavírus nos municípios.

Além de Cururupu e Bacuri, mais 18 municípios tiveram os pedidos aparvoados, são eles: Amapá do Maranhão, Anapurus, Alto Alegre do Pindaré, Barreirinhas, Belágua, Bequimão, Bom Jardim, Carutapera, Central do Maranhão, Humberto de Campos, Jenipapo dos Vieira, Lima Campos, Nova Olinda do Maranhão, Pindaré-Mirim, São Bernardo, Sítio Novo, Trizidela do Vale e Urbano Santos. O relator da maioria dos projetos foi o presidente da CCJ, deputado Ricardo Rios (PDT).


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário