Comunidade de Valha-me Deus ganha sistema de energia solar

O prefeito Aldo Lopes, acompanhado de secretários, assessores, presidente da Equatorial Maranhão, deputado federal Aluísio Mendes e apoiadores, entregaram nesta segunda-feira (17), uma importante obra para a Ilha de “Valha-Me Deus”, localizada no município de Cururupu, que fica há 156 km da capital São Luís, e é considerada uma das mais belas da região. O local faz parte de um arquipélago de Maiaú, possui aproximadamente 10km de extensão e é rodeado de natureza preservada, águas cristalinas, praias de areia branca e uma variada fauna e flora, com espécies de animais e plantas nativas da região.

Toda essa riqueza natural, agora conta com energia elétrica de qualidade, que permite mais desenvolvimento, qualidade de vida e expansão do turismo da região, já que a localidade tem se tornado bastante procurada por turistas que buscam tranquilidade e contato com a natureza. A ilha foi contemplada pela Equatorial por meio de parceria com o município, através de um projeto chamado Ilhas de Luz, realizado pela Distribuidora, por meio do programa do Governo Federal que leva energia elétrica renovável para várias regiões. O programa prevê a construção de usinas solares e sistemas de armazenamento de energia em comunidades e aldeias da região amazônica, que utilizam energia por meio de geradores a diesel, que emitem gases poluentes, como era o caso de “Valha-me Deus.”

Informações sobre a obra

Com investimento de mais de 3 milhões de reais, a obra contempla 94 unidades consumidoras instaladas na ilha, sendo 92 instalações correspondentes a residências, centros comunitários e igrejas com potência de 60kWh/mês para cada unidade. As outras 02 instalações contemplam a escola e o posto de saúde da região, com potência de 180kWh/mês para cada uma. Com essa entrega, o projeto está contemplando todas as famílias que moram na região, um sonho antigo da população que finalmente começou a se tornar realidade.

Nesta segunda-feira (17) o presidente da Equatorial Maranhão, Sérvio Tulio, esteve na comunidade juntamente com o prefeito Aldo Lopes, o vice Gustavo Pestana, vereadores, secretários, lideranças comunitárias, autoridades e colaboradores da Equatorial, para realizar a pré-entrega e vistoria da obra que está em fase de conclusão.

Sérvio, destacou sobre a satisfação em poder levar mais qualidade de vida para as pessoas de “Valha-me Deus”. “Com muito orgulho viemos pessoalmente visitar esta importante obra para a comunidade de ‘Valha-me Deus’, onde toda a população está sendo contemplada com um moderno sistema de geração solar. Um investimento de mais de 3 milhões de reais para uma ilha muito bela e preservada, que anteriormente precisava de óleo diesel para ter eletricidade”, comenta.

O prefeito Aldo Lopes, que é praiano, destacou a importância do projeto e a parceira com a companhia de energia que viabilizou a implantação do projeto nas ilhas do município. “A partir de agora, Valha-me Deus, assim como todas as demais ilhas de nosso município, contempladas com esse importante projeto, fruto de muitas idas e vindas na Equatorial Energia, mais que hoje finalmente vimos os primeiros frutos desse mega projeto, nossos irmãos praianos, poderão a partir de hoje, armazenar alimentos por mais tempo, consumir água gelada todos os dias e usufruir do conforto que até então, estava garantido apenas às pessoas que residem na sede do município pela simples falta de energia, infelizmente isso já durava muitos anos e precisava acabar”, disse o prefeito.

Com a entrega desta obra, a Equatorial Maranhão cumpre o seu objetivo de levar energia elétrica de qualidade para garantir desenvolvimento e conforto aos seus clientes. Sérvio pontua ainda que “o projeto está em linha com os valores de sustentabilidade e responsabilidade social que fazem parte dos compromissos assumidos com a agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Dentre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), está a Ação Contra a Mudança Global do Clima e Energia Limpa e Acessível, que foca entre outros fatores, no combate à poluição em todos os meios”, conclui.

Além da Ilha de “Valha-me Deus”, o projeto Ilhas de Luz atenderá outras 26 ilhas nas proximidades de Cururupu e municípios vizinhos, contemplando mais de 2 mil unidades consumidoras, que serão entregues até o final do projeto.


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário