Em nota SES nega atraso no repasse para Santa Casa de Cururupu

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), através da Secretaria de Estado da Comunicação Social e Assuntos Políticos (Secap), em resposta à matéria do ICURURUPU, publicada nesta sexta-feira (21), onde os funcionários da Santa Casa de Misericórdia de Cururupu denunciam atrasos no pagamento de dois meses de salários e décimo terceiro, a Secretaria negou que o Estado tenha repasse atrasado conforme afirmou o diretor do hospital Alcides Tavares, segundo a nota enviada ao ICURURUPU, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) comunica que o repasse está regular. Ressalta ainda que, mais uma parcela será paga ainda nesta sexta-feira (21).

Nesta sexta-feira (21), os funcionários do maior e mais importante hospital de Cururupu – Santa Casa de Misericórdia que atende praticamente toda a região, entraram em contato com a redação do ICURURUPU para denunciar que estão sem receber salários a pelo menos dois meses, inclusive o décimo terceiro, que segundo os servidores, foi pago apenas uma parte. Ainda segundo a denuncia, a última vez que receberam o salário foi em dezembro de 2019.

“É uma situação absurda. A última vez que fizeram um pagamento foi em dezembro, referente a novembro. A gente não consegue pagar as contas, aluguel, alimentar nossa família, nada. O décimo terceiro que é um direito até agora não saiu, apenas uma parte foi pago. Estamos trabalhando de graça. Enquanto a gente fica sem receber, eles inauguram um laboratório de ponta”, desabafa.

Um auxiliar de serviços gerais que também preferiu não ser identificado confirma a situação e diz que os funcionários da Santa Casa de Misericórdia de Cururupu já procuraram o setor de Recursos Humanos e a informação é sempre a mesma, de que não há previsão para que o pagamento seja feito.

“A minha situação é dramática, estou devendo no comércio e já não sei o que fazer, minha conta de luz está cortada, e a água deve ser suspensa a qualquer momento devido a falta de pagamento. É uma situação muito triste, a gente trabalha todos o dias e não recebe, são dois meses sem receber um centavo, isso não é justo, não é correto, será se a direção do hospital não pensa nos funcionários, e nas famílias da gente, somos pessoas simples e pobre, precisamos de nosso salário, será se os médicos estão com os salários atrasados, acho que não” desabafa indignado um servidor com salário atrasado.

Em resposta ao ICURURUPU, o diretor da Santa Casa de Misericórdia de Cururupu, Alcides Tavares, confirmou o atraso no pagamento de salário dos servidores, mais negou que o décimo esteja atrasado, segundo ele, pagou em dezembro conforme determina a legislação todos os servidores. Em relação ao salário de dezembro com vencimento em janeiro, e o de janeiro com vencimento em fevereiro, o diretor afirma que o atraso está acontecendo em razão do Governo do Estado não ter repassado os recursos oriundos do Sistema Único de Saúde (SUS), atrasado desde de dezembro, informação negada pela Secretaria de Estado em resposta ao ICURURUPU. Ainda segundo Alcides, os recursos do SUS é a principal receita da instituição, e uma vez atrasada não há como arcar com o pagamento.

Outro dado que chamou atenção foi a informação passada pelo diretor sobre a situação de atraso da Prefeitura de Cururupu para o uso da Santa Casa, Alcides destacou que o SPA do município hoje funciona nas dependência da Santa Casa, porém a mais de 2 anos que a prefeitura não faz nenhum pagamento, ou seja, dos 3 anos da gestão da prefeita Professora Rosinha, Alcides afirma que apenas 8 meses foram pagos, acarretando sérios problemas de caixa para a instituição que atende os 9 municípios da região, por ser o hospital de referência.

O ICURURUPU entrou em contato com a assessoria de comunicação do município de Cururupu, em resposta a assessoria disse que o município não iria se pronunciar sobre a acusação de atrasado confirmada pelo diretor do hospital Santa Casa.


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário