População da Ilha de Caçacueira reclamam da falta de energia que já dura vários dias

CAÇACUEIRA – A Ilha de Caçacueira, localizada no litoral cururupuense, estado do Maranhão, é uma das ilhas da Reserva Extrativista Marinha de Cururupu, a ilha tem uma vila típica de pescadores, com “ruazinhas de areias”, coqueirais, manguezais e uma linda e extensa praia onde florescem milhares de pés de murici [ também conhecido como muruci murici-da-praia ou murici-do-brejo, é uma árvore da família Malpighiaceae, ordem Malpighiales, nativa do norte e nordeste do Brasil], caju e guajeru. O local é bastante urbanizado, com casas de palha mescladas a residências de alvenaria. A pesca movimenta economicamente o local, que apresenta praias paradisíacas, um paraíso para quem deseja tirar umas férias no município de Cururupu.

Mais nem tudo está sendo alegria ou beleza na Ilha de Caçacueira, pois a população vem sofrendo com a falta de energia na localidade, cujo fornecimento é de responsabilidade da prefeitura de Cururuupu. Moradores da Ilha de Caçaueira usaram a internet para denunciar a situação da falta de energia, segundo os moradores, já são vários dias que o gerador movido a Diesel não funciona naquela que é uma das mais belas Ilhas do litoral de Cururupu. 

Os moradores não sabem os detalhes da falta de energia, uma vez que a competência do serviço é do município, que segundo uma moradora ouvida pelo portal ICURURUPU, o município até o momento não informou a causa da falta de energia, ainda segundo a internauta que usou nossos canais para denunciar a falta de energia da Ilha. Em contato com a assessoria de comunicação do município fomos informados que de fato o problema da falta de energia na Ilha é uma realidade, e que o problema foi ocasionado com a queima do gerador, no entanto a assessoria destacou que todas as providências já foram tomadas para que o restabelecimento do serviço seja o mais breve possível.

Sobre a Ilha 

A Ilha de Caçacueira é um lugar paradisíaco, lindo pela própria natural e que precisa tão somente de ações governamentais para se desenvolver e torna-se um pólo turístico sem igual na região, porém, não tem nenhum incentivo ou política de desenvolvimento do turismo por parte do poder público! O povo é hospitaleiro, amáveis, trabalhadores e sonham com o desenvolvimento da Ilha.

Embora seus habitantes já estejam no mundo da tecnologia, sendo uma Ilha pesqueira, rica com a variedades dos frutos do amar, os moradores são guerreiros por buscar alternativas do bem-estar social para quem lá habita. É necessário que haja urgentemente políticas governamentais, talvez em parceria com o setor privado para alavancar o desenvolvida da região, que aliás, precisa de tão pouco, pois o principal já existe que é uma beleza sem igual e um povo que precisam apenas de apoio o que até o momento ainda parece uma utopia. 

Em nota a prefeitura informa que a interrupção do fornecimento de energia se deu por causa de queima no gerador, responsável pela geração de energia. Ainda segundo a nota enviada ao ICURURUPU, o equipamento já se encontra em poder da empresa responsável pela manutenção na capital São Luís, cujo retorno à Ilha deve ocorrer na próxima sexta-feira, uma vez que o conserto já foi realizado. Segue abaixo a integra da nota.

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A interrupção no fornecimento de energia na Ilha de Caçacueira se deu devido a queima do Gerador responsável pela produção de energia na ilha. Logo nas primeiras horas que Prefeitura de Cururupu tomou conhecimento do ocorrido encaminhou o equipamento a AUTORIZADA MGW Eletromecânica, na capital do estado, empresa que está realizando o serviço de recuperação do equipamento. A autorizada MGW Eletromecânica informou a Secretaria de Obras e Serviços Urbanos do município, ontem, terça (21) que o equipamento ficou pronto (recuperado), a Prefeitura de Cururupu esta tomando as providencias para o retorna do Gerador a Cururupu até a sexta feira(24) quando será encaminhado à ilha para instalação e normalidade do fornecimento de energia na comunidade.

Foi constatado que o equipamento sofreu um curto entre fases, provocando a queima do gerador. As causas prováveis:
Baixa isolação devido acúmulo de resíduos (Salitro e outros), ocasionado por um ponto de fuga de corrente gerando a queima do equipamento.


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário