Povoado Maracujatiua recebeu a última edição do projeto Justiça Itinerante em 2019

CURURUPU – Aconteceu na quinta-feira (26), a última etapa do ano do Projeto Justiça Itinerante em 2019, realizado pela Comarca de Cururupu. A ação gratuita contou com a participação de 90 colaboradores, realizada na Unidade Integrada Jacinto dos Santos, das 09:00 às 16:00 horas, no povoado de Maracujatiua, pertencente ao município de Cururupu. Foram 435 atendimentos com serviços jurídicos e extrajudiciais, vacinas, testes rápidos, consultas médicas, fisioterapia, exames preventivos e brechó solidário, além de duas interdições com audiências domiciliares; palestras para as mulheres e crianças e casamentos comunitários.

O primeiro registro de nascimento civil foi da menina Aylla Cristine Sousa Silva de apenas um mês de vida. Seus pais, Karlicia Aranha Sousa e Vanberto de Oliveira Silva já vivem juntos há cinco anos em união estável e afirmarem estar satisfeitos com a oportunidade de emitir o documento. Uma das novidades desta edição do projeto foi a realização, feita pelo CAPS e pelos alunos do curso de enfermagem do Instituto CEMP, da campanha de prevenção ao suicídio, por ocasião do “Setembro Amarelo”, e contou com a distribuição de panfletos informativos, palestras e dramatização.

As crianças participaram de brincadeiras e distribuição de brinquedos, bombons e pipoca. Outra novidade foi a mobilização nas residências sobre os cuidados com o meio ambiente: a despoluição das praias e os riscos de queimadas, realizada pelos alunos do curso de Meio Ambiente do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão-IEMA, em parceria com a secretaria de Meio Ambiente de Cururupu.

Para a prefeita do município, professora Rosinha, “Esta ação é de grande importância para a população pois, a Justiça e os órgãos envolvidos vão até as pessoas que realmente precisam dos serviços. É a Justiça mais perto do cidadão”, enfatizou.

O promotor de justiça de Cururupu, José Frazão Sá Menezes Neto, falou que desde que chegou à comarca da cidade, no início de 2019, tomou conhecimento do trabalho do Judiciário local e de imediato aderiu ao projeto aonde esteve presente em todas as edições ao longo do ano, levando a estrutura da Promotoria e disponibilizando servidores e equipamentos essenciais para receber as demandas da comunidade, principalmente as que não chegam ao conhecimento do Ministério Público. Foram visitas a postos de saúde, escolas e estabelecimentos que comercializam bebidas alcoólicas, no trabalho de prevenção à venda do produto a adolescentes, dentre outros trabalhos realizados.

O juiz titular da comarca de Cururupu, Douglas de Lima da Guia, destacou duas das etapas como mais importantes: o atendimento feito na Ilha dos Lençóis, ponto mais distante da comarca, onde casais que conviviam há mais de 40 anos tiveram a oportunidade de celebrar a união civil por meio do casamento comunitário e de Serrano do Maranhão, Termo Judiciário de Cururupu, que reuniu um público recorde de mais de 3.000 pessoas em um dia.

Para o magistrado, a última etapa do projeto foi uma verdadeira contemplação de uma prática que vem sendo realizada desde o ano passado, e que mobiliza vários órgãos parceiros e toda a comunidade daquele local. “É um momento especial, de proximidade, em que nós saímos das nossas salas no Fórum para ouvir os anseios da sociedade. Para mim o “Justiça Itinerante” é a realização de um modelo de justiça, é a justiça próxima do cidadão”, encerrou.

Colaboraram com esta edição do projeto o Ministério Público Estadual; Ronda Escolar, por meio do 25° BPM; Conselho Tutelar; CEMAR; INSS; Delegacia de Polícia Civil; Cartório de Registro Civil; Advogados; Viva/Procon; Carteira do Idoso; Bolsa Família; ID Jovem; CAPS; CREAS; alunos do curso de meio ambiente do IEMA e alunos do Instituto CEMP ; Câmara Municipal e representantes da secretaria de Meio Ambiente de Cururupu.

PROJETO – Em 2019, o projeto Justiça Itinerante já alcançou as comunidades das ilhas de São Lucas, Lençóis e Bate Vento, Caçacueira, zona urbana de Serrano do Maranhão e povoado de Maracujatiua, com um total de mais de 3.500 atendimentos.


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário