Vale e governo do Estado entregam ambulâncias para Cururupu e mais 8 municípios

Em parceria com a Vale, o Governo do Estado entregou nesta quarta-feira (13), às 10h, dez ambulâncias que irão reforçar o transporte de pacientes entre as unidades de saúde. A parceria reforça o combate ao novo coronavírus no Maranhão, melhorando as condições de transporte dos pacientes diagnosticados com a Covid-19 e que precisem do atendimento hospitalar. A entrega aconteceu em frente à Secretaria de Estado da Saúde (SES), em São Luís.

As unidades funcionam como UTIs móveis e beneficiarão os municípios de São Luís, Santa Inês, Santa Luzia, Raposa, Paço do Lumiar, Cururupu, Barra do Corda, Imperatriz e Açailândia.

Inicialmente a ambulância ficará por 4 meses em Cururupu, e sobre a responsabilidade da Santa Casa de Misericórdia, hospital de referência da região e que atende vários municípios a vários anos. Na solenidade, estavam presentes diversas autoridades, representantes do estado e da empresa Vale. O Dr. Edilson Junior, diretor do Hospital de Referência Estadual de Alta Complexidade Dr. Carlos Macieira, esteve na solenidade representando a provedoria da Santa Casa de Misericórdia de Cururupu, o médico é filho de Alcídes Tavares, provedor da Santa Casa de Cururupu.

Esse tipo de ambulância pode funcionar como uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), equipada com monitor de frequência cardíaca, desfibrilador, bomba de infusão, respirador com suporte, tanto para adulto quando para criança, e todos os kits necessários para os cuidados no transporte dos pacientes. Com essa unidades de UTIs móveis, a região  ganha um reforço na assistência de urgência, principalmente nesse momento de pandemia.

“As ambulâncias estão equipadas e têm condições para funcionar como uma UTI móvel, o que é importante para o deslocamento dos pacientes mais graves. Queremos agradecer à empresa Vale, que tem sido uma grande parceira neste cenário de pandemia, uma vez que os veículos entregues farão grande diferença, seja aqui na capital como no interior do estado e, com certeza, ajudarão a salvar muitas vidas”, disse o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.

“Desde que a pandemia da Covid-19 iniciou, a Vale se mantém atenta e dialogando com o Governo do Estado do Maranhão e prefeituras do longo da Estrada de Ferro Carajás para identificar formas de apoiar na luta contra essa doença, que ameaça a todos nós. As 10 ambulâncias UTI terão papel determinante no objetivo de salvar vidas em várias cidades do estado, sobretudo onde o acesso à rede hospitalar é mais restrito. A remoção com suporte de uma UTI pode determinar a continuidade da vida de uma pessoa. Essa é a nossa intenção com essa parceria: ajudar a salvar vidas!”, ressalta o gerente executivo da Vale, João Falcão.

Dentro dos veículos, haverá um Manual de Procedimento Operacional Padrão em casos de Covid-19, conhecidos como POP. Neste documento vão constar orientações de como proceder durante os atendimentos emergenciais aos pacientes que contraíram o novo coronavírus.

Além dos veículos de UTI móvel, a Vale, também em parceria com a gestão estadual, está construindo um hospital de campanha com 60 leitos na cidade de Açailândia, todos destinados ao tratamento exclusivo de pessoas diagnosticadas com a Covid-19.

 

 

 

 

 


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário