Vereador de Cururupu Daniel Louzeiro concede entrevista exclusiva ao portal Icururupu

CURURUPU – Em uma entrevista descontraída o vereador cururupuense Daniel Louzeiro conversou com a equipe do ICURURUPU, na oportunidade o vereador fez uma retrospectiva sobre sua vida enquanto parlamentar de primeiro mandado bem como os desafios enfrentados, o vereador destacou as realizações e os trabalho que vem desempenhando no legislativo municipal bem como na mesa diretora da Câmara de vereadores de Cururupu.

Eleito aos 25 anos de idade, Louzeiro é natural do povoado Monte Alegre, atualmente tem 28 anos e está no seu primeiro mandato no legislativo municipal. Fiel aliado do executivo municipal, o vereador é um dos vereadores mais jovem na história do município de Cururupu. Profissionalmente, Louzeiro é técnico de enfermagem, funcionário público licenciado da Santa Casa de Misericórdia de Cururupu.

O vereador é considerado um parlamentar atuante, gosta de visitar suas bases eleitorais e acredita que não se faz política apenas nos gabinetes da Câmara, ao contrário, na visão do jovem parlamentar municipal os anseios da população precisam serem ouvidos, especialmente em suas localidades, uma vez que muitos não participam do dia-dia do parlamento.

ICURURUPU – Gostaria que o senhor fizesse uma avaliação dos seus primeiros dois anos de mandato.

LOUZEIROS – Minha avaliação é bastante positiva. Conseguimos despertar o interesse dos cidadãos cururupuenses pelas matérias discutidas na casa, objetivamos a transparência nas ações e decisões legislativas e, principalmente, o diálogo que conseguimos estabelecer com os vereadores no sentido de agilizarmos e qualificarmos melhor os debates. Longo dos dois anos realizei inúmeras indicações e requerimentos, alguns projetos de Leis e claro, realizei inúmeras ações sociais. Pois tenho a convicção que o assistencialismo torna sim indispensável na execução do mandato, tenho uma visão que o mandato não pode si restringir apenas as sessões no prédio da Câmara.

ICURURUPU – Por ser um vereador da base, o senhor se sente responsável pelos sucessos e pelos erros da gestão municipal?

LOUZEIRO – Diretamente não. 

ICURURUPU – Em que momento da sua vida você decidiu ser vereador?

LOUZEIRO – No ano de 2013. Quando percebi que sendo apenas técnico de enfermagem, não que isso não seja importante, tinha minhas limitações no que diz respeito a contribuir com as pessoas de modo coletivo. A partir daí comecei a levar a ideia aos familiares e amigos e posteriormente no palanque convidei a população a embarcar em meu projeto político.

ICURURUPU – Você sabe que é natural a progressão dentro do processo político, você pensa em disputar outros cargos políticos?

LOUZEIRO – Evidente que sim, mais como sempre falo a política é um processo que precisamos respeitar suas fases.

ICURURUPU – Na sua opinião, qual ou quais ações de seu mandado considera mais importante até aqui?

LOUZEIRO – Já foram tantas que fica até difícil. Mais assim, as solicitações de equipamentos de tomografo e mamógrafo pra Santa Casa, solicitações dos anexos de ensino médio nas praias, além do pedido de implantação da Caixa Econômica Federal que será uma batalha que irei travar nos próximos anos do mandato. 

ICURURUPU – Você acredita que o seu mandado pode de alguma forma ajudar a mudar a vida das pessoas?

LOUZEIRO – Com certeza. Com ações positivas, seriedade e sempre buscando aquilo que seja melhor para as pessoas.

ICURURUPU – Qual é a sua avaliação pessoal da real situação do município hoje?

LOUZEIRO – Nosso município teve importantes avanços ao longo de dois anos, como por exemplo na saúde e segurança. Mais é necessário novas ações para elevar nosso município num patamar melhor.

ICURURUPU – Sobre o turismo, com o potencial do litoral, você acredita que poderia está sendo melhor explorado?

LOUZEIRO – Sim.

ICURURUPU – Você foi eleito aos 25 anos, sendo um dos vereadores mais jovem da história do município, o senhor sente que representa os anseios dos jovens do município?

LOUZEIRO – Sim sim. Inclusive com algumas ações e pedidos para a juventude, inclusive na promoção de campeonatos e na concretização de uma quadra de Beach Soccer (futebol de areia), construída no bairro do Guarani no ano de 2018 pela administração municipal.

ICURURUPU – O senhor é um vereador que se elegeu com a bandeira da saúde, no entanto pessoas reclamam que falta medicamentos nos postos, especialmente o de uso contínuo, o que você pensa sobre isso?

LOUZEIRO – Infelizmente atravessamos um momento difícil da saúde, em especial a saúde cururupuense.

ICURURUPU – O senhor recentemente fez uma ação nas ilha com objetivo de levar serviços básicos de saúde, qual sua avaliação dessa ação?

LOUZEIRO – Uma ação positiva elogiada por muitas pessoas, tanto os da comunidade quanto os observadores de outras localidades e cidades. Foram diversos atendimento, consultas médicas, enfermagem, psicólogo, teste rápidos de HIV e Hepatite B e C, Glicemia, exames de eletrocardiogramas, artesanatos, noções de maquiagem e o palhaço do Sesc vai-vai pra criançada.

ICURURUPU – Hoje na mesa diretora ocupa que cargo e qual a importância disso?

LOUZEIRO – Primeiro secretário. Permaneci durante dois anos como segundo secretário e agora primeiro, existe uma harmonia entre os colegas, além do respeito demonstrado pelos presidentes, seja o atual ou o que deixou o cargo. Cabe ao primeiro secretário, entre outras funções, controlar os documentos de serviço da Câmara, como atas de reuniões e livros de posse. Além disso, para orientar os pagamentos mensais, ele apura a presença e recebe as justificativas de falta dos vereadores. Em Plenário, ele secretaria a Presidência, fazendo a leitura das proposições em debate. Na falta do painel eletrônico, ele também é responsável por apurar os resultados.

ICURURUPU – Por fim, fique a vontade para fazer suas considerações que considere relevante.

LOUZEIRO – Durante todo o período que estou no mandato, tenho o sentimento de dever cumprido, pois afinal estou conduzindo meu mandato de forma transparente e elevando o respeito pela minha população, fico feliz em saber que tenho muitos admiradores e seguidores que pensam igual a mim. Agradeço a população que acreditou em um jovem que sonha e almeja por dias melhores na certeza que tenho feito meu melhor para atender os anseios da população.