Serrano vai enfrentar o Itapecuru neste fim de semana pela Copa Quilombola na capital São Luís

SÃO LUÍS – Atletas quilombolas e equipes técnicas de 16 municípios do Maranhão já estão chegando em São Luís para a decisão da Copa Quilombola de Futebol 2019, que ocorre em grandes campos de São Luís, neste final de semana. Na briga pelo competição a equipe de Serrano do Maranhão vai enfrentar o Itapecuru.

A competição inicia na manhã deste sábado (18), no Campo da Polícia Militar CFAP (BR 135), às 8h, com as equipes de Vargem Grande x Santa Helena e às 9h30 jogam Alcântara × Peritoró. À tarde, a partir das 15h30, jogam os vencedores dessa chave.

No estádio Moreirão (bairro Santo Antonio), às 8h, jogam Olinda Nova × Anajatuba e, às 9h30, disputam Santa Rita x Bequimão. No horário vespertino, é a vez dos vencedores da chave.

No campo do bairro Santa Cruz, às 8h, disputam Serrano x Itapecuru e às 9h30 é a vez da seleção de Dom Pedro x Cajari. Às 14h, jogam Cajapió x Guimarães e às 15h30 jogam São Mateus x Monção. Os vencedores desta chave jogam a partir as 18h.

A decisão dos ganhadores do Troféu Negro Cosme acontece, no domingo (19), no campo da Polícia Militar (BR 135), onde ocorre as quartas de final a partir das 8h e a final as 15h30, com a entrega do troféu aos campeões 17h30.

O governador em exercício Carlos Brandão, os secretários de Igualdade Racial, Gerson Pinheiro e de Esporte e Lazer, Rogério Cafeteira, e outras autoridades irão prestigiar a II Copa Quilombola de Futebol no Estádio Moreirão às 9h e no campo Santa Cruz às 10h.

Os participantes da Copa Quilombola são dos quilombos São Raimundo (Santa Helena), Jiquiri (Santa Rita), Posto Seleção (Cajapió), Ramal do Quindiua (Bequimão), Ponta Bonita (Anajatuba), Alto Grande (São Mateus), Bacabal (Serrano do Maranhão), Manival (Alcântara), Caranguejo (Olinda Nova), Precateira (Peritoró), Santa Rosa dos Pretos (Itapecuru), Piqui da Rampa (Vargem Grande), Mata-Boi (Monção), Damásio (Guimarães) e Santa Maria (Cajari).

O secretário de Estado de Igualdade Racial, Gerson Pinheiro, esclarece que a Copa Quilombola é uma ação afirmativa do Governo do Estado e visa reforçar a identidade étnica dos jogadores. “A Copa Quilombola reúne atletas de quilombos de todo o Maranhão, e, para além do aspecto esportivo, o objetivo maior do campeonato é despertar nos jogadores e nas comunidades o sentimento de pertença, o orgulho de ser negro, de ser de uma comunidade quilombola e de contribuir para a construção cultural e material do Maranhão”.

“Os jogos quilombolas integram todos os moradores das comunidades Quilombola numa festa através do esporte e todos participam, não só os jogadores, mas também os jovens, as mulheres, as crianças e até os idosos e isso melhora muito as relações sociais entre estas comunidades” destacou Zana Santos.

Para o prefeito Maguila, a adesão do município à copa é a possibilidade real de levar aos moradores dos Quilombos um momento de lazer e de interação social, ainda segundo o prefeito, muito além de premiações, é o reconhecimento e o valor pessoal que cada um dos moradores conseguem perceber, a alegria, a torcida, o envolvimento, a autoestima, a valorização do indivíduo enquanto pessoa é sem dúvida nenhum o grande “troféu” da competição, destacou o prefeito. 


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário